O Comitê de Médicos para a Medicina Responsável (PCRM) recomendou que os indianos adotem uma dieta plant-based para combater a crescente crise de obesidade no país.
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde da Família da Índia indicam que a prevalência da obesidade atingiu 23% nos homens e 24% nas mulheres, enquanto a relação cintura-quadril mostra que 48% dos homens e 57% das mulheres estão em “risco substancialmente aumentado de complicações metabólicas”. Esse problema tem sido atribuído à crescente disponibilidade, acessibilidade e duração de prateleira de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal.
O PCRM explica que a ocidentalização das dietas indianas, juntamente com uma preferência crescente por alimentos indianos menos saudáveis, como produtos fritos e pratos feitos com ghee, contribuiu para o aumento das taxas de obesidade. A organização defende o manejo da obesidade através de dietas centradas em alimentos plant-based minimamente processados, como grãos, leguminosas, vegetais e frutas, evitando produtos de origem animal, laticínios ricos em gordura, alimentos fritos e açúcares adicionados.
Prevenção de doenças crônicas
Em maio, o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) enfatizou a importância de enfrentar a obesidade em suas novas diretrizes dietéticas, que aconselham uma alimentação rica em vegetais e leguminosas. A organização observou que altos IMCs estão ligados a doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardíacas coronarianas.
Um estudo publicado no ano passado descobriu que dietas veganas podem melhorar a saúde cardiovascular em apenas dois meses, enquanto outras pesquisas indicam que dietas saudáveis plant-based podem desacelerar o processo de envelhecimento, reduzir o risco de distúrbios hipertensivos na gravidez e até diminuir o risco de Alzheimer.
Consequentemente, o PCRM também está promovendo dietas plant-based como uma forma de prevenir problemas de saúde. No início deste ano, a Dra. Vanita Rahman, diretora da clínica do Barnard Medical Center, visitou faculdades de medicina indianas para informar alunos e professores sobre a importância de uma boa nutrição.
“A dieta tradicional indiana, baseada em leguminosas, frutas e vegetais, ervas e especiarias, e pães chatos feitos com grãos integrais, ajudava a manter baixas as taxas de doenças crônicas”, diz a Dra. Rahman. “No entanto, a Índia tem visto uma enxurrada de fast food ao estilo ocidental — de hambúrgueres e frango frito a pizza e sorvete — e a própria comida indiana se tornou mais processada, levando a um aumento dramático nas doenças relacionadas à dieta.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Estudo revela como veganos brasileiros estão obtendo proteínas na dieta
Empresas europeias de proteínas alternativas captam €289 milhões no primeiro semestre
Vida Veg registra crescimento de 42% no primeiro semestre de 2024