O seitan é uma alternativa à carne saudável e rica em proteínas, o alimento possui uma textura muito semelhante à carne tradicional.
Elaborado a partir de glúten de trigo, o seitan tem sido utilizado como alternativa à carne em pratos há séculos, desde que monges budistas o descobriram no século VI. Eles buscavam formas de substituir a carne em suas dietas, o que levaram à adoção dessa substituição nutricionalmente rica em proteínas, com textura semelhante à da carne.
A textura e habilidade para absorver sabores, tornou o Seitan um popular substituto à carne! Ao adicionar temperos à massa ou submetê-la a fritura, é possível criar uma diversidade de pratos, incluindo “costelas” para um churrasco vegano, bacon de seitan, salsichas veganas, assim como bife.
O seitan é saudável?
O seitan é uma excelente fonte de proteína direcionada a veganos e vegetarianos, por ser repleto de aminoácidos essenciais. Dessa forma, sua composição é baixa em gordura e carboidrato, o que o transforma em uma escolha apreciada por aqueles que aspiram manter uma dieta equilibrada. No entanto, vale ressaltar que indivíduos sensíveis ao glúten ou portadores de doença celíaca não devem consumir o seitan, uma vez que sua composição majoritária consiste em glúten de trigo.
1# Rico em proteínas
O seitan é riquíssimo em proteína, composto principalmente de glúten, proteína do trigo, esse alimentos contém todos os nove aminoácidos essenciais, tornando-se uma proteína completa. Uma porção de seitan possui aproximadamente 20 gramas de proteína, tornando-se uma adição valiosa a uma dieta balanceada.
2# Baixo teor de gordura
Esse alimento não possui gordura, isso o torna uma opção de proteína extremamente saudável em comparação com algumas proteínas de origem animal que podem ser mais ricas em gorduras saturadas.
3# Sem colesterol
Sendo inteiramente vegetal, o seitan é livre de colesterol. Níveis elevados de colesterol estão associados ao risco de doença cardíaca, portanto, alimentos sem colesterol como o seitan pode contribuir para a saúde do coração.
4# Baixo teor de carboidratos
Relativamente baixo em carboidratos em comparação com outras fontes de proteína à base de plantas. Para quem busca diminuir o consumo de carboidratos, o seitan pode ser uma ótima opção benéfica para incluir em alimentação.
5# Contém minerais essenciais
Seitan contém minerais essenciais, como ferro, cálcio e fósforo. O ferro é essencial para o transporte de oxigênio no corpo, enquanto o cálcio e o fósforo são essenciais para a saúde dos ossos.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Redes de fast food lançam cada vez as opções à base de plantas
Barnivore: conheça o site que identifica bebidas alcoólicas veganas
Mercado global de ovos à base de plantas atingirá US$ 9 bilhões até 2030
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Vegan Food & Living