Você sabia que nem todas as bebidas alcoólicas são veganas? Durante o processo de produção dessas bebidas, substâncias de origem animal.

Um dos processos pelos quais o vinho passa é a clarificação. Essa etapa tem como objetivo remover resíduos sólidos e tornar o vinho mais límpido e transparente.

Bebidas alcoólicas veganas

Durante a clarificação, algumas substâncias tradicionalmente utilizadas são de origem animal, como por exemplo, a caseína (proteína do leite), albumina (proteína do ovo), clara de ovo, gelatina animal e isinglass (feita a partir da bexiga natatória de peixes). Essas substâncias têm a capacidade de atrair as impurezas em suspensão no vinho, fazendo com que elas precipitem e se depositem no fundo do tanque.

Além da clarificação, o vinho também pode passar por um processo de filtragem antes de ser engarrafado. Essa etapa visa remover as impurezas retidas durante a clarificação, garantindo uma maior transparência, bem como a estabilidade do produto.

Neste estágio, alguns fabricantes ainda optam por utilizar gelatina animal para reduzir o sabor amargo do vinho e, em alguns casos, podem adicionar albumina ou sangue animal. No entanto, assim como na clarificação, também existem métodos de filtrar que utilizam substâncias veganas, evitando o uso de produtos de origem animal.

Barnivore

O Barnivore é um site norte-americano que mantém um extenso banco de dados com mais de 57 mil bebidas catalogadas. Seu principal objetivo é fornecer informações sobre quais cervejas, vinhos, assim como destilados são veganos. Para atingir esse objetivo, o site solicita informações diretamente às empresas e verifica os dados duas ou três vezes por meio da colaboração da comunidade.

Ao acessar o site, os usuários encontram informações sobre a bebida, basta digitar o nome do produto e o site informa se ele é considerado vegano ou não. Assim, o site indica se o produto passou por testes em animais, não contém ingredientes de origem animal e é produzido de maneira que não causa impactos negativos ao meio ambiente. Essa iniciativa é importante para os consumidores que buscam opções de bebidas veganas, utilizando o Barnívoro. Dessa forma, é possóvel fazer escolhas conscientes e alinhadas com suas escolhas alimentares.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Você sabia que nem todo vinho é vegano? Saiba como identificar!

5 receitas veganas para assistir no Reels

Selo verde: Confira os benefícios do rótulo ambiental

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 7 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores