Se você está de olho nas novas tendências do mercado e principalmente nas novas marcas, é provável que tenha se deparado com o termo “Cruelty-Free”. Dentro do veganismo ele é muito conhecido, mas será que você sabe o que é cruelty free? 

Entender o que esse termo é de fato é muito importante para não ser enganado pelas marcas que usam esse nome de forma errônea. Continue lendo para saber tudo sobre o que é cruelty free e como ele é aplicado nos produtos que você consome. 

O que é Cruelty-Free?

Em tradução, cruelty free significa “livre de crueldade”. Nesse sentido, ele diz respeito a produtos que não fizeram uso de nenhum tipo de exploração animal para a sua produção. Isso vale para todos os materiais e processos envolvidos em sua fabricação. 

Por sua vez, o mercado, principalmente de cosméticos e produtos de higiene, necessitam de testes. Isso é lei. Não há como desenvolver um produto que será utilizado na pele de um ser humano sem que antes seja comprovada a sua eficácia e segurança. E para isso, é claro que os animais pagaram o pato durante todos esses anos. 

No entanto, com o avanço da tecnologia, se tornou possível fabricar cosméticos sem a necessidade de explorar e muitas vezes sacrificar um animal. O que antes contava com laboratórios repletos de animais indefesos sendo utilizados como cobaias, agora pode ser feito em processos in-vitro ou mesmo computadorizados. 

Então, o Cruelty-Free trata-se da total ausência do sacrifício animal para o benefício humano. Ele é como se fosse uma ramificação do veganismo dentro da indústria e que vem ganhando cada vez mais apoiadores. 

Por esse motivo, muitas empresas que nunca haviam se deparado com a causa vegana estão precisando se atualizar e mudar os seus processos de fabricação. A tendência é: se o cosmético não possui o selo de Cruelty-Free, ele ganha um ponto a menos na consideração dos consumidores conscientes. E felizmente, esse público-alvo vem aumentando cada vez mais, principalmente no Brasil. 

O que são produtos Cruelty-Free?

Agora que você já entendeu do que se trata o termo, chegou a hora de saber quais são os critérios que um produto precisa seguir para ser considerado livre de crueldade. Aqui, é importante ficar atento, porque existem muitas empresas espertinhas por aí querendo dar “o pulo do gato” nos consumidores. 

Acima de tudo, para receber um selo autêntico de Cruelty-Free, um produto precisa estar livre de qualquer tipo de teste em animais. Mas isso não se limita apenas ao seu processo de fabricação, pois abrange também a origem de cada material utilizado. Ou seja, se uma empresa de sabonetes se diz livre de crueldade, mas compra as embalagens de uma outra empresa que não possui esse selo, ela não pode se dizer Cruelty-Free. 

Além disso, com a volatilidade das fiscalizações de cada país, é fácil confundir um selo verdadeiro e um que passou por vistas grossas. Isso porque cada lugar tem os seus próprios critérios para o selo, sendo uns mais rigorosos do que outros. Então, se não houver uma pesquisa prévia, é provável que você consuma itens de uma empresa que de alguma forma explora os animais. 

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Imagem: Unsplash

E qual a diferença entre produtos veganos e cruelty-free?

Até aqui, assimilamos bastante a causa vegana ao selo cruelty-free. Mas qual a diferença entre esses dois tipos de produtos? 

Os produtos veganos são aqueles que não possuem nenhum ingrediente de origem animal. Já os produtos cruelty-free são aqueles que não fazem testes em animais em nenhuma etapa de seu processo. Como já dito anteriormente, a exploração animal não pode acontecer nem na fabricação da mercadoria em si e em nenhuma das matérias-primas utilizadas. 

Então, você pode comprar um hidratante cruelty-free, pois ele não faz teste em animais, porém, não necessariamente ele será vegano. Por isso, é importante verificar na descrição da embalagem se há os dois selos. 

Assim, pode-se dizer que o movimento cruelty-free está dentro do veganismo. Isso porque ele vai além da alimentação e age também na indústria do design, esportes e qualquer outra atividade que envolva a exploração animal. 

No entanto, é preciso ficar atento para entender se o produto em questão está associado às duas causas ou se ele é incoerente em sua fabricação. Aqui está parte do “pulo do gato” das empresas que citamos. 

Como saber se um produto que estou comprando é cruelty-free?

Para não cair no golpe das empresas, é necessário se informar bastante. Isso porque cada país possui a sua própria legislação para o selo. Então, pode ser que a nacionalidade do produto que você quer comprar não vá de acordo com o que você entender como livre de crueldade. 

Uma dica para isso é se atentar ao órgão regulador do país de origem do cosmético que você vai comprar. Nos Estados Unidos, por exemplo, o FDA (Food and Drugs Administration) não fiscaliza a aplicação do termo Cruelty-Free. Por esse motivo, existem diversas empresas que o usam indevidamente e enganam milhares de pessoas. 

Todavia, com algumas pesquisas em sites confiáveis é possível fugir do engano. Fique de olho nas notícias, pesquise sobre a marca e a sua procedência. Assim, ficará mais fácil investir em um cosmético realmente livre de crueldade. 

PETA e o selo cruelty-free

Devido a falta de centralização da fiscalização universal do selo cruelty-free, acabaram surgindo uma variedade de autenticações para o termo. Assim, é importante conhecer alguns dos selos mais famosos e confiáveis pelo mundo. 

O selo PETA é um dos principais, pois vem da People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais. Trata-se de uma organização não governamental de ambiente (ONGA) fundada em 1980, que conta com mais de dois milhões de membros e é totalmente dedicada à causa animal. 

 

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Imagem: Divulgação Peta

Outro que também pode ser levado em consideração é o Leaping Bunny, que possui o famoso coelhinho saltitante em seu logo. É também um selo reconhecido mundialmente e possui mais de mil empresas certificadas. 

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Imagem: Divulgação Peta

Por fim, dentre a variedade de selos existe também o PEA, criado pela ONG brasileira Projeto Esperança Animal. Ele possui uma lista extensa com marcas importantes e são aprovadas como livre de crueldade animal em seus processos de produção. 

Conheça as principais marcas e produtos Cruelty-free

E para te ajudar nesta empreitada livre de crueldade animal, separamos uma lista com as principais marcas e produtos cruelty-free. Vale lembrar que cada uma possui suas particularidades e, por isso, é importante pesquisar individualmente sobre cada uma antes de comprar. 

B.O.B 

A B.O.B é uma marca de produtos que andam de mãos dadas com o meio ambiente. Vegana, é muito famosa por seu cruelty free shampoo, que por sua vez é em barra, assim como o condicionador e os demais itens de higiene. A sua fama se iniciou através da qualidade de seus produtos em barra que excluem a necessidade de embalagens de plástico, sendo assim muito mais sustentáveis. 

Sallve 

A Sallve também está em muita evidência no mercado com os seus produtos de skincare. Com a mesma pegada da B.O.B, ela também é 100% vegana e não realiza testes em animais. Suas embalagens possuem uma ideologia sustentável trazendo o selo I’m Green. Ele indica que o material é feito com Polietileno Renovável, um plástico proveniente da cana-de-açúcar, que captura CO2 em seu processo.

Lush 

A Lush, que infelizmente deixou de ter franquias no Brasil, é outra marca importante com o selo Cruelty-free. Ela, no entanto, possui produtos veganos e não veganos. O seu propósito é o desenvolvimento de cosméticos naturais, com ingredientes frescos, livres de conservantes, entre outros químicos, desde o seu primeiro dia de vida.

Granado e Phebo

Já as marcas Granado e Phebo entram na lista de apenas Cruelty-free, sem nenhuma identificação vegana. Elas são mais populares, sendo assim uma ótima opção para quem deseja começar aos poucos a abandonar a exploração animal. 

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Imagem: Unsplash

Faça parte do movimento Cruelty-free

Agora, se você ainda não tinha inspiração para fazer parte do movimento cruelty-free, é bem provável que tenha criado algumas pulguinhas. Em outras palavras, está começando a pensar de qual forma pode se livrar dos produtos testados em animais e começar a investir em marcas limpas. 

Mas calma, não sejamos ignorantes. O primeiro passo para adotar uma causa sustentável é evitar o desperdício, certo? Então, não saia jogando os seus cosméticos fora só porque eles não possuem o selo de não testado em animais.

Primeiro, você utiliza os seus produtos até que eles acabem e recicla as suas embalagens. Você pode também doá-los para pessoas com menor condição financeira e que iriam adorar um mimo. 

Depois, você começa a investir em marcas 100% veganas e livres de crueldade, pesquisando bastante sobre o assunto e também entendendo um pouco mais sobre o veganismo. 

O lance é ir em passinhos de tartaruga, respeitando o seu processo e o seu estilo de vida. Nenhuma mudança drástica é saudável, nem para você nem para o planeta. Além disso, investir em marcas e produtos cruelty-free é só a ponta do iceberg de uma indústria que precisa ser parada. 

Por isso, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre o que é veganismo e o que é ser vegano. Com isso, será possível entender um pouco mais sobre o quão o consumo consciente está deixando de ser um privilégio e passando a ser uma necessidade. 

Conclusão

Estamos em 2022 e a natureza já está nos cobrando o nosso saldo negativo com ela há anos. Atualmente, não se trata mais sobre nós estarmos confortáveis com os hábitos de consumo, e sim sobre eles simplesmente não existirem mais em pouco tempo. 

Ou seja, se preocupar com a proteção dos animais e o meio ambiente é algo cada vez mais importante e presente no nosso dia a dia. O futuro chegou, o futuro somos nós, e se não tomarmos atitudes imediatas, o amanhã será cada vez mais difícil. 

Por fim, é primordial entender que a ciência e a tecnologia estão aí para nos ajudar a sermos cada vez mais autossuficientes e explorarmos menos os animais. Existem opções e alternativas para nunca mais haver exploração. Basta darmos todos os dias um passo a mais para sermos a grande maioria que protege os nossos amados animais. 

Como já dito, não é necessário jogar todos os seus produtos no lixo hoje e amanhã investir em uma marca totalmente consciente. Só de você ter lido esse artigo até aqui, já é um passo enorme. Amanhã, quem sabe, adote a segunda sem carne. Depois, compre um produto vegano e assim por diante. 

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Imagem de capa: Unsplash

Por Julia Sanchez em 25 de janeiro
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