A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo! Essa indústria tem um impacto extremamente negativo no meio ambiente e na vida das pessoas envolvidas na sua produção. Desde a produção de matérias-primas até a distribuição de roupas, a moda causa uma série de impactos ambientais negativos.

Impacto da indústria da moda

A produção de tecidos sintéticos, como poliéster, nylon e acrílico, é uma das principais causas de impacto ambiental da indústria da moda. Esses materiais são produzidos a partir de petróleo, um recurso não renovável. Além disso, a produção desses tecidos requer uma quantidade significativa de energia e produtos químicos, como tintas e solventes, que poluem o ar e a água.

A produção de algodão também é altamente prejudicial ao meio ambiente. O algodão é um dos cultivos mais intensivos em água do mundo, consumindo grandes quantidades de água doce e garantindo a restrição de água em algumas regras. Além disso, a produção de algodão envolve o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, que poluem o solo e a água.

Descarte

Estamos vivendo em uma época de grande consumo de vestuário, empresas fast fashion facilitam **esse consumo excessivo, por comercializarem peças com preços baixos e constantemente lançarem novas opções.

De acordo com dados do Relatório E-commerce no Brasil, desenvolvido pela Conversion, agência especializada em SEO, o comércio eletrônico no Brasil em fevereiro de 2021, chegou a 1,49 bilhão de acessos.

A indústria da moda tem um ciclo de produção rápido, o que significa que as roupas são produzidas em grande quantidade e rapidamente se tornam obsoletas devido às mudanças na moda. Isso resulta em uma quantidade enorme de roupas sendo descartadas todos os anos, muitas vezes em aterros sanitários, onde levam anos para se decompor.

Além disso, a distribuição de roupas requer uma quantidade significativa de energia e combustíveis fósseis para o transporte, o que contribui para as emissões de gases de efeito estufa e aquecimento global.

Portanto, é importante que a indústria da moda adote práticas mais eficientes e responsáveis para minimizar seu impacto ambiental. Isso inclui a utilização de matérias-primas mais ecológicas, assim como uma produção mais eficientes em termos de energia e água. Também é importante incentivar o consumo consciente da moda, incluindo a compra de roupas de segunda mão e a reutilização de roupas antigas. Somente assim podemos garantir um futuro mais sustentável para o planeta e as gerações futuras.

Conheça a Sloul

A Sloul é uma marca de calçados veganos e sustentáveis! A empresa foi a 7ª empresa a captar investimentos através da nossa plataforma de equity crowdfunding.

Os fornecedores da Sloul são certificados, além disso, a empresa está sempre em busca de novos materiais. Os calçados são produzidos utilizando matérias-primas nacionais, como por exemplo, materiais de descarte, reciclados, assim como fibras naturais.

A Sloul levantou o valor de R$ 1 milhão, com ticket médio de R$ 9.900 e contou com a participação de 101 investidores.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Rashki lança bolsas feita com couro de banana

Pegada ecológica: o que é e como contribuir para a redução

Portugal: venda de alimentos plant-based aumentou 20% desde 2020

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 1 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores