A Lenzing Group e a Natural Fiber Welding, marcas especialistas em materiais de base biológica, firmaram uma parceria para desenvolverem couro vegano, livre de crueldade animal e de plástico.

A parceria utilizou o produto de fibras à base de celulose e sem plástico da Lenzing, chamada TENCEL, como alternativa no couro MIRUM da NFW. O principal objetivo foi para tornar o produto final reutilizável e biodegradável.

Apenas de grande parte das alternativas ao couro tradicional, utilizarem o poliuretano para dar liga ao produto, essa parceria permitirá que os designers da indústria da moda trabalhem com um couro 100% sustentável.

Couro vegano

De acordo com Oihana Elizalde, vice-presidente da Mirum: “Na NFW, acreditamos que a matéria vegetal é o único material capaz de substituir o plástico. Adicionando tecidos feitos de Tencel ao Mirum, é possível melhorar a transparência e a rastreabilidade do material, garantindo conforto e uma ótima sensação de toque. Um dos melhores exemplos da colaboração é o marca-passo Allbirds, que foi lançado no outono do ano passado e apresenta Mirum com suporte Tencel”.

Sobre o Tencel

O Lenzing Group, desenvolve fibras feitas de matéria-prima renovável, a partir da madeira produzida através processos ambientalmente responsáveis. A empresa está listado no Vegan World Index da Beyond Investing.

A principal inovação da Lenzing, o Tencel, inclui fibras compostáveis e biodegradáveis. Dessa maneira, oferecendo inúmeras possibilidades, versatilidade e funcionalidade dos tecidos. O TENCEL™ Luxe foi registrado pela Vegan Society.

A Natural Fiber Welding (NFW) desenvolve produtos sustentáveis a partir de plantas usando ingredientes circulares e de base biológica. A empresa utiliza diversos materiais para desenvolver cores, como por exemplo: Carvão de base biológica, argila, pó de cortiça, casca de arroz, fibras de coco, jeans reciclado, assim como algas marinhas.

Sobre o Mirum

Graças a sua composição de borracha natural, plantas, pigmentos minerais, óleos vegetais e ceras, o Mirum, é capaz de se tornar um novo Mirum ou pode até mesmo ser decomposto.

Além disso, o Mirum tem uma pegada de carbono 40 vezes menor que o couro convencional e 17 vezes menor que o couro sintético. Em 2019, a Natural Fiber Welding disse que estava trabalhando para um futuro em que “vegano será sinônimo de plantas e nunca de plástico”.

De acordo com Birgit Schnetzlinger, chefe de desenvolvimento de negócios têxteis da Lenzing AG: “Estamos entusiasmados em alinhar nossos materiais sustentáveis com inovações como o MIRUM. Com o tecido de apoio adicional feito de fibras da marca TENCEL, não apenas aumentamos o nível de transparência e rastreabilidade do MIRUM, mas também aumentamos o conforto do produto, reduzindo nossa pegada de carbono. Estamos confiantes de que a combinação de materiais versáteis será apreciada pelos parceiros da cadeia de suprimentos e marcas nas indústrias de calçados, roupas de moda, acessórios, móveis e automotivas”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Semana de Moda de Milão sediará showroom ético e sustentável

AMSilk: Collab visa desenvolver fibras veganas de base biológica

Mercado de alimentos veganos dobrará até 2028, prevê pesquisa

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Natural Fiber Welding (NFW)

Por Ana Cristina Gomes em 24 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores