A Naplasol, fabricante belga de proteínas do grupo VEOS, vai apresentar sua nova linha de micoproteína Promyc no evento Food Ingredients Europe (FIE) em Frankfurt, no próximo mês. Essa estreia marca um passo importante para a Naplasol, após a aquisição da empresa sueca Mycorena em agosto deste ano. A Mycorena, antes em processo de falência e com a construção de sua fábrica interrompida, foi incorporada pela Naplasol, que assumiu a produção da Promyc, sua principal micoproteína, em sua planta industrial em Bree, Bélgica.

Agora, a linha Promyc inclui dois novos produtos: Promyc S110 e Promyc L100, que oferecem opções proteicas de alta qualidade e adaptáveis para a indústria alimentícia. Esses produtos foram desenvolvidos para proporcionar versatilidade em sabor e textura, atendendo a uma ampla variedade de aplicações culinárias. “Após nossa aquisição da Mycorena, estamos prontos para oferecer o Promyc S110 e o Promyc L100 para todo o setor de processamento de alimentos”, afirmou Lowie Vanholme, diretor comercial da Naplasol.

O Promyc S110 possui textura fibrosa e suculenta, com sabor neutro, ideal para aplicações que exigem perfis de sabor mais suaves. Já o Promyc L100 apresenta uma estrutura mais densa e fibrosa, proporcionando uma sensação única na boca, ideal para produtos em que a textura é fundamental. Ambos são ricos em proteínas e fibras, com baixo teor de gordura, sódio e colesterol, além de apresentarem um perfil completo de aminoácidos, alinhando-se às tendências de consumo que valorizam ingredientes funcionais e nutritivos.

Ampliando aplicações no setor de alimentos

A Naplasol enxerga a micoproteína como uma solução sustentável para atender à crescente demanda por fontes alternativas de proteína. Além das tradicionais alternativas à carne, o Promyc pode ser utilizado em produtos híbridos, que combinam ingredientes vegetais com proteínas animais, criando soluções alimentares versáteis. Com sabor neutro e cor clara, as micoproteínas Promyc também são ideais para aplicações como substitutos de queijo, pratos com vegetais, barras proteicas e até sobremesas congeladas sem laticínios.

“No FIE deste ano, estamos empolgados em demonstrar todo o potencial de nossas micoproteínas Promyc, destacando sua versatilidade para além das alternativas à carne”, comentou Wim Slee, CEO da Naplasol. No evento FIE 2024, o estande da Naplasol (F2, Hall 3.1) exibirá uma variedade de amostras baseadas em micoproteínas, incluindo alternativas de queijos e carnes, bem como pastas e patês ricos em vegetais. Segundo Vanholme, o objetivo é inspirar os clientes e colaborar em direção a um futuro alimentar mais sustentável.

Avançando as soluções em proteínas

Representando o grupo VEOS no FIE 2024, a Naplasol estará coexibindo com a VEPRO, outra subsidiária do grupo VEOS, reforçando o compromisso do grupo com o avanço da tecnologia de proteínas para a indústria de alimentos, rações e pet food. Fundado em 1974 e sediado na Bélgica, o grupo VEOS é especializado na produção de proteínas animais para mercados globais diversos.

“Queremos inspirar a indústria de alimentos com novas possibilidades—de queijos enriquecidos com proteínas a conceitos vegetais inovadores—que destacam o Promyc como um ingrediente transformador, tanto para criações salgadas quanto doces”, concluiu Slee.

Confira a matéria publicada no vegconomist.

Leia também:

Partido alemão pede apoio político para o estilo de vida vegano no Dia Mundial do Veganismo

Starbucks elimina taxa por leite vegetal nos EUA e Canadá

Meatable é reconhecida na lista de Melhores Invenções de 2024 da TIME

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores