No início deste ano, a grande rede de supermercados francesa Monoprix se uniu às empresas de alimentos plant-based Bonduelle e Céréal Bio para realizar uma consulta pública sobre como promover dietas mais plant-based.
Quase 15.000 pessoas participaram da consulta, e a Monoprix divulgou os resultados. Eles mostram que muitos franceses apoiam a promoção de alimentos plant-based, com mais de 60% favoráveis a medidas como compartilhar receitas fáceis e aumentar a informação sobre os benefícios nutricionais e para a saúde desses produtos.
Atualmente, a Monoprix e a rede de lojas de conveniência Franprix (pertencente ao mesmo grupo) promovem alimentos plant-based durante o Veganuary e a temporada de churrascos. Isso inclui promoções nas lojas e o compartilhamento de receitas e informações através de mídias sociais, newsletters e sites.
Seguindo os resultados da pesquisa, os varejistas vão introduzir um terceiro evento de comunicação em setembro, aumentando a conscientização sobre alimentos plant-based por meio de degustações nas lojas e outras iniciativas. Bonduelle e Céréal Bio estarão envolvidas no evento e ajudaram a Monoprix a desenvolver novos meios de comunicação nas lojas sobre a nutrição e o impacto ambiental dos alimentos plant-based.
Visibilidade e qualidade
Os participantes da pesquisa também manifestaram o desejo de ver uma melhor visibilidade e acessibilidade para os alimentos plant-based. A Monoprix afirma já oferecer o dobro de produtos plant-based em comparação com a média do mercado, mas está testando diferentes maneiras de melhorar sua visibilidade nas lojas. A rede também se compromete a apresentar uma cota de produtos sem carne em seu catálogo durante todo o ano, a partir de janeiro de 2025. Esses produtos serão identificados por um pictograma ou agrupados em uma página dedicada.
Finalmente, a Monoprix pretende melhorar a qualidade e a rastreabilidade dos alimentos plant-based. A rede está desenvolvendo uma carta de nutrição sustentável para regular a listagem de alternativas plant-based, que incluirá requisitos como ter um NutriScore igual ou melhor do que os produtos de origem animal e evitar certos aditivos. Atualmente, 83% dos produtos da Monoprix cumprem com a carta.
Supermercados europeus promovem alimentos plant-based
No último ano, varejistas europeus têm tomado medidas crescentes para aumentar as vendas de alimentos plant-based. Por exemplo, muitas redes — incluindo Lidl, BILLA, Kaufland, Salling Group e Jumbo — reduziram os preços das alternativas plant-based para alcançar paridade com os alimentos de origem animal. A BILLA relatou que a iniciativa levou a um aumento de 33% nas vendas de produtos plant-based com preços reduzidos. Além disso, 11 cadeias de supermercados holandesas se comprometeram a vender 50% de proteínas plant-based até 2025, com a meta aumentando para 60% até 2030.
“Parte da nossa estratégia plant-based é sempre ficar de olho nos preços”, disse Verena Wiederkehr, chefe de Desenvolvimento de Negócios Plant-Based da BILLA. “Nosso objetivo é tornar o consumo de alimentos plant-based acessível para todos. Colocar os produtos animais em paridade com suas contrapartes vegetais em termos de preço é um passo importante nesse caminho e é muito bem recebido por nossos clientes.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
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