A maior marca de cosméticos do mundo está recorrendo à fermentação para alcançar suas metas climáticas.

O gigante francês da beleza, L’Oréal, ampliou sua parceria com a líder em biotecnologia da Califórnia, Debut, para desenvolver mais de uma dúzia de ingredientes bio-idênticos através de fermentação avançada.

O objetivo é substituir os ingredientes convencionais atualmente utilizados nas marcas globais de beleza e cuidados pessoais da L’Oréal, como Maybelline, Garnier, Kiehl’s e NYX Cosmetics, nas categorias de cuidados com a pele, cabelo, cosméticos coloridos e fragrâncias.

Essa colaboração é o primeiro anúncio conjunto das duas empresas desde que a L’Oréal liderou a rodada série B de US$ 40 milhões da Debut, através de seu braço de capital de risco Bold, há um ano.

Debut utilizará fermentação para substituir ingredientes da L’Oréal

A Debut criará novos ingredientes à base de bio usando processos avançados de biomanufatura que combinam fermentação e tecnologia sem células, substituindo os métodos de produção convencionais.

“Estamos colaborando com a L’Oréal para criar os mesmos ingredientes utilizados em produtos incríveis mundialmente, mas de uma maneira semelhante à fabricação de cerveja”, explicou Joshua Britton, fundador e CEO da Debut, ao WWD.

“Em vez das células flutuarem em um tanque de cerveja que produz álcool ou vinho, usamos nossos biólogos para instruí-las a criar este ingrediente, que é um dos muitos que a L’Oréal utiliza em suas formulações. Mas, em vez de ser feito através do petróleo ou cultivo, agora pode ser produzido por meio dessa abordagem biológica, que é muito mais sustentável”, acrescentou.

A Debut afirma que seus processos biotecnológicos podem desbloquear “uma nova geração de ingredientes bioativos cosméticos”, proporcionando não apenas sustentabilidade, mas também transparência na cadeia de suprimentos, segurança, pureza, consistência, qualidade e dados científicos.

Levará cerca de dois a três anos para que esses novos ingredientes comecem a substituir os atuais nos produtos da L’Oréal. Guive Balooch, diretor global de Beleza Aumentada e Inovação Aberta da L’Oréal, destacou que a adoção de tecnologia inovadora permitirá à empresa “criar produtos mais sustentáveis e eficazes que atendam às demandas dos consumidores e cumpram nosso dever de cuidado com o planeta”.

Parceria para alcançar metas climáticas da L’Oréal

A indústria global de beleza e cuidados pessoais, avaliada em US$ 646 bilhões, tem um grande impacto nas mudanças climáticas, devido ao uso generalizado de plástico, desperdício de embalagens e fontes ligadas ao desmatamento. As matérias-primas representam cerca de 30-50% das emissões do setor, segundo a Carbon Trust.

Como a maior empresa do setor, com mais de US$ 44 bilhões em vendas no último ano, a L’Oréal tem a responsabilidade de liderar a descarbonização. A empresa comprometeu-se a reduzir pela metade as emissões de escopo 1 e 2 e reduzir em 25% as emissões do uso dos consumidores até 2030 (com base em 2016).

Apesar do aumento de 12% no volume de produção desde 2019, a L’Oréal reduziu as emissões de seus locais operados em 74%, graças ao seu compromisso de usar 100% de energia renovável até o próximo ano. É também a única empresa a receber uma pontuação A por oito anos consecutivos em todas as três classificações do Carbon Disclosure Project: combate às mudanças climáticas, gestão sustentável da água e preservação das florestas.

Além disso, até 2030, a gigante dos cosméticos planeja ter fórmulas totalmente eco-projetadas que respeitem os ecossistemas aquáticos, com 95% de seus ingredientes derivados de recursos renováveis de plantas ou minerais abundantes.

“Iniciamos essa jornada de trabalhar com as melhores pessoas de fora, através de nossas equipes de inovação aberta, para encontrar uma maneira de alcançar nossos compromissos”, disse Balooch ao WWD. “Temos esse conhecimento de beleza, ciência, pele, cabelo e maquiagem, e queremos trabalhar com parceiros na indústria de biotecnologia, como a Debut, que nos permitem escalar isso. Eles têm a inovação e a escala, e fazem isso de maneira inovadora, utilizando novos processos sem células.”

A parceria da L’Oréal com a Debut atrairá os 46% dos consumidores que compram de forma mais sustentável para reduzir seu impacto ambiental, conforme evidenciado por uma pesquisa global com 20 mil pessoas realizada este ano. O estudo revelou que 80% estão dispostos a pagar mais por produtos mais sustentáveis, com um prêmio médio de 9,7%.

No entanto, a empresa ainda enfrenta desafios em relação aos testes em animais. Embora a L’Oréal tenha abandonado essa prática há três décadas, ela permite que terceiros realizem testes em mercados onde são exigidos por lei. Isso é crucial para muitos consumidores, com uma pesquisa sugerindo que ser cruelty-free é o segundo fator mais importante na decisão de compra de produtos de beleza.

Confira a matéria publicada na Green Queen.

Leia também:

Inditex, dona da Zara, investe em algodão cultivado pela GALY

Ripple Foods lança novos shakes de proteína para crianças

Búfalas de Brotas estão há 4 meses no Santuário Vale da Rainha e precisam da nossa ajuda!

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores