A Nepra Foods, empresa plant-based, iniciou a produção comercial e testes do Essential Egg White Replacement Powder, clara de ovo plant-based.

De acordo com a empresa, a clara de ovo plant-based é destinado para produtores que desejam remover ou reduzir os ovos em produtos já existentes.

Redução de custos

Enquanto a maioria dos produtos de ovos plant-based busca o sabor e a textura de ovos mexidos, o EPB-ER1 da Nepra é projetado para padeiros que estão procurando mudar para uma alternativa vegetal.

O pó de clara de ovo é um ingrediente essencial para grandes padarias, que muitas vezes dependem das propriedades estruturais e de ligação únicas das convencionais. No entanto, devido à inflação e a um surto histórico de infecções por HPAI, a empresa relata que os preços de claras de ovos secos subiram 165% desde o início de 2022 e mais de 300% desde 2017.

Estrutura essencial

“Quando falo com colegas de padaria, todos estão lutando com o aumento nos preços da clara de ovo e a redução da oferta”, disse Chadwick White, fundador da Nepra Foods. “As cervejarias passaram por essas flutuações de preços no passado com a gripe aviária, mas nunca houve uma alternativa viável para satisfazer suas necessidades.”

Usando proteínas vegetais, Nepra diz que passou anos desenvolvendo tecnologia de alimentos que poderia realmente substituir as propriedades estruturais das claras de ovos. Com o EPB-ER1, diz que agora pode fornecer a mesma estrutura que as claras de ovos fornecem na maioria dos produtos de padaria, como merengues. Além disso, a substituição da empresaé essencial para o pão sem glúten, que muitas vezes usa claras de ovos como estabilizador.

Demanda por clara de ovo plant-based

Atualmente a empresa trabalha com parceiros e fornecedores globais para garantir o fornecimento das proteínas que precisa para atender à demanda e criar preços estáveis. Nos próximos 12 meses, a empresa espera que a demanda de substitutos de ovos exceda 900.000 libras.

A Nepra foi pioneira em várias outras inovações alimentares, como a criação de carne bovina, frango e carne de porco plant-based feita de cânhamo. Anteriormente, em fevereiro de 2022, a empresa entrou no mercado de valores mobiliários dos EUA, após um IPO bem-sucedido no Canadá, que arrecadou US$ 7,5 milhões em financiamento.

Uma verdadeira solução

“Levamos muito tempo para chegar ao ponto da combinação certa das proteínas vegetais, que criam a funcionalidade que precisamos”, compartilhou White. “Com este novo ingrediente, as padarias podem tirar ovos reais de suas formulações e não estar sujeitas a essas extremas flutuações do mercado no futuro. Como um benefício adicional, a remoção de ovos desses produtos permite que a maioria deles se torne livre de alérgenos e adequada para dietas veganas que expandirão seu mercado.”

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

Empresa brasileira cria saco para lixo com materiais renováveis

Wilk de Israel lança o primeiro iogurte híbrido feito com gordura de leite cultivada

NotCo lança fatias de NotCheese no Chile

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Nepra Foods

Por Ana Cristina Gomes em 24 de novembro