Com sede em Londres, a Milky Plant, criadora do que a empresa descreve como “o único verdadeiro eletrodoméstico que pode fazer leite plant-based no Reino Unido”, foi fundada durante o lockdown por Nadina Grigoras, originalmente da Moldávia, e Michael Kalu, originalmente da Nigéria, com um orçamento de apenas £500.

Enquanto outros eletrodomésticos “afirmam” fazer leite plant-based em casa, segundo a Milky Plant, outras máquinas disponíveis no mercado não fornecem a mesma funcionalidade, operando mais como liquidificadores ultrafinos, não separando a polpa restante do leite. Com a Milky Plant, os usuários podem facilmente criar sua escolha de leites vegetais, como trigo-sarraceno, aveia, arroz, macadâmia, ou misturas mais ousadas como quinoa com mirtilo, no conforto de sua casa.

Uma impressionante lista de conquistas

Em apenas alguns anos, a lista de conquistas da Milky Plant é certamente impressionante. Em seus dois primeiros anos, a empresa faturou £2M e agora projeta £10M em vendas neste ano financeiro; a equipe internacional dobrou de tamanho nos últimos 12 meses; foram acumulados 93 mil seguidores no Instagram; a startup fez parte do programa Amazon Accelerator para 2022/23 e foi premiada como Startup do Ano 2023 pela Amazon, além de receber diversas outras premiações, incluindo um lugar como finalista no UK Start Up Awards 2024.

“Sabíamos que tínhamos um produto inovador quando tivemos a ideia e trabalhamos duro para garantir que fosse totalmente diferente dos liquidificadores no mercado que também podem fazer leite plant-based. Por exemplo, nenhuma outra máquina coleta a polpa que pode ser usada para assar ou compostar. Além disso, nossa máquina é autolimpante, ao contrário de qualquer outra”, explicam os fundadores ao vegconomist.

O Porquê

Com mais de um em cada três britânicos bebendo leite plant-based todos os dias (segundo dados da Mintel de 2021), e números do Statista indicando que 35% dos britânicos de 25 a 34 anos incluíram leite de amêndoa em suas dietas no Reino Unido em 2022, essa máquina criticamente bem recebida oferece uma solução para as inúmeras questões de sustentabilidade em torno do consumo de leite embalado, incluindo resíduos e transporte. Mais de 200 bilhões de embalagens Tetra Pak são produzidas a cada ano e apenas 26% são recicladas, segundo os fundadores.

O co-fundador Michael Kalu disse ao vegconomist: “Um dos motivos pelos quais fundamos a Milky Plant foi porque, depois de mudarmos para leite plant-based, ficamos chocados com quantas embalagens Tetra Pak usávamos, já que não podem ser facilmente recicladas. Cada aparelho evita, em média, que 200 embalagens Tetra Pak vão para aterros sanitários. Além disso, dependendo do uso, ele remove 68kg de carbono de nossa atmosfera. Isso é feito por meio de várias maneiras, incluindo redução no transporte, uso de água e resíduos gerados.”

Nadina explica: “Fui diagnosticada com colesterol alto em uma idade muito jovem, então isso me fez reavaliar minha dieta e decidi adotar uma dieta plant-based. Fiquei realmente chocada com os aditivos e açúcar encontrados nos leites vegetais comprados em lojas e também com o fato de que as embalagens Tetra Pak não podiam ser facilmente recicladas. Tentei fazer meu próprio leite plant-based em casa, deixando nozes e aveia de molho e coando, mas era um processo bagunçado e demorado. Então Michael e eu tivemos a ideia de inventar um eletrodoméstico que fizesse leite em casa.”

Crescimento Orgânico

Embora Grigoras e Kalu tivessem alguma experiência anterior em empreendedorismo, suas empreitadas anteriores não tinham decolado, e o casal não tinha experiência em desenvolvimento de produtos. “Então, não sabíamos no início de nossa jornada que poderíamos torná-la um grande sucesso. É um testemunho de toda a equipe que chegamos tão longe e estamos todos super animados com os próximos 12 meses. Se tivéssemos buscado investimento no início, talvez até tivéssemos crescido mais rápido! Mas crescer da maneira que crescemos significou que poderíamos aprender ao longo do caminho e acertar tudo antes de embarcar na próxima fase de crescimento substancial”, explica Kalu.

Não apenas a máquina ajuda a resolver as questões de sustentabilidade em torno da embalagem e transporte, mas para cada aparelho vendido, a startup planta cinco árvores e doa 1% para ajudar o planeta. “Também temos um programa de reciclagem no final da vida útil, onde os clientes podem devolver sua Milky Plant e nós reutilizaremos e reciclaremos cada parte. Ajudar o meio ambiente pode parecer um desafio enorme, mas se cada pessoa fizer algo diferente com a sustentabilidade, isso faz uma enorme diferença no geral. É por isso que estamos tão comprometidos em ter a sustentabilidade no cerne de nosso negócio”, ele entusiasma.

Depois de um início tão incrível para o jovem negócio, o que os fundadores planejam a seguir?

“Bem, temos uma nova máquina lançando ainda este ano! É a Milky Plant como você conhece e ama, mas com algumas mudanças no design, incluindo mais capacidade e mais cores, esperamos. Também estamos ansiosos para explorar mais opções de varejo e precisávamos ajustar nossa cadeia de suprimentos, desenvolvimento de produtos, trabalhar em nossas próprias capacidades de varejo antes de nos aventurarmos nisso, mas adoraríamos conversar com quaisquer varejistas interessados na Milky Plant.”

A máquina Milky Plant custa £290 e leva cerca de 180 usos para recuperar os custos da máquina, dependendo dos ingredientes escolhidos para fazer o leite.

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