A Mercedes-Benz entrou em contato com o vegconomist para relatar que seus refeitórios na Alemanha estão trabalhando para se alinhar à Dieta da Saúde Planetária e irão servir predominantemente alimentos plant-based até o final de 2025.
De 23 a 26 de abril, alguns refeitórios da Mercedes-Benz se associaram ao restaurante vegano vhy! de Stuttgart (cofundado pelo ex-jogador de futebol Timo Hildebrand) para uma campanha que destacou o sabor e a diversidade dos alimentos plant-based. Quatro pratos do restaurante foram preparados nos refeitórios — Maultaschen (grandes bolinhos) com recheio de cogumelos e salada de batata, bolinhos de espinafre com migalhas de ervas e especiarias, wraps abertos de falafel com húmus de cenoura e fatias de carne plant-based ao estilo de Zurique. O próprio Hildebrand fez uma aparição em um refeitório no distrito de Untertürkheim.
Desde 2021, a Mercedes-Benz oferece pratos principais totalmente plant-based diariamente. Após a recente introdução de um novo cardápio de primavera nos refeitórios, o prato principal plant-based se tornou o mais barato para incentivar mais pessoas a escolhê-lo.
Desenvolvida por cientistas, a Dieta da Saúde Planetária leva em consideração o bem-estar das pessoas e do planeta e defende o consumo principalmente de alimentos vegetais não processados. Após a implantação nos 22 refeitórios próprios da Mercedes-Benz em sete locais, o conceito será então introduzido nas 45 lojas da empresa até 2027. Produtos de origem animal permanecerão disponíveis, mas serão significativamente reduzidos.
“Diversidade, saúde e qualidade”
Desde 2022, os refeitórios da Mercedes-Benz também vêm relatando a pegada climática dos alimentos que oferecem em parceria com o Instituto Eaternity da Suíça. Isso tem demonstrado a sustentabilidade das opções plant-based disponíveis — por exemplo, um prato de falafel produz menos de um décimo das emissões de um prato de filé de porco. Além disso, os refeitórios usam um sistema de “semáforo” para ajudar na identificação de alimentos saudáveis.
Para melhorar ainda mais a sustentabilidade, sistemas reutilizáveis foram introduzidos para comida e bebida para viagem, e toda embalagem descartável restante é feita exclusivamente de materiais renováveis, biodegradáveis ou reciclados.
A Mercedes-Benz também está melhorando a sustentabilidade de seus veículos e desenvolveu modelos com interiores veganos.
“A nutrição tem uma influência significativa em nossa saúde, mas também em nossa pegada ecológica”, disse Sabine Kohleisen, Diretora de Recursos Humanos e Diretora do Trabalho da Mercedes-Benz Group AG. “A responsabilidade de nossos refeitórios é correspondentemente grande. A equipe de Gastronomia da Mercedes-Benz vem fazendo um excelente trabalho aqui há anos e oferece uma seleção diversificada, saudável e de alta qualidade de alimentos. A partir de agora, o prato principal puramente plant-based também é particularmente atrativo em termos de preço. Com cerca de cinco milhões de almoços por ano em 22 refeitórios, além do serviço de catering em lojas e bistrôs, a indústria de alimentação da Mercedes-Benz movimenta uma grande roda — para o cuidado e a saúde de nossos funcionários e para o meio ambiente.”
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