Um relatório da ResearchandMarkets prevê que o mercado global de queijo vegano crescerá a uma taxa anual de 12.2%, alcançando US$ 4.8 bilhões até 2028 – acima dos US$ 2.4 bilhões em 2022.
O crescimento será impulsionado pela preferência crescente dos consumidores por dietas plant-based, à medida que a conscientização sobre os problemas de saúde e ambientais associados aos produtos lácteos aumenta. A inovação contínua, resultando em gamas de produtos mais diversificadas e aprimoradas, também impulsiona o crescimento do mercado, juntamente com a maior disponibilidade de queijos veganos em varejistas tradicionais e lojas online.
Por tipo, as alternativas à mozzarella têm a maior participação de mercado devido ao seu amplo uso em pratos como pizza e massa. Por ingrediente, os produtos à base de castanha-de-caju lideram.
Supermercados e hipermercados são os principais canais de distribuição para queijos veganos, e, consequentemente, os domicílios são o segmento de mercado primário. Por região, a Europa possui a maior participação de mercado.
“Mercados Transformadores”
Isso está em consonância com dados que mostram que as vendas de laticínios na Europa estão estagnadas, enquanto as vendas de alternativas aos laticínios – especialmente queijos plant-based – continuam a aumentar. Um relatório de mercado publicado no ano passado constatou que o mercado de queijo vegano poderia valer mais de US$ 8 bilhões até 2032.
Essas tendências levaram grandes produtores de queijo lácteo a lançar versões plant-based de seus produtos, incluindo Bel Brands (Babybel e Laughing Cow), Saputo Dairy (Cathedral City) e Norseland (Applewood e Ilchester). A Norseland recentemente relatou que o queijo vegano agora representa 20% das vendas da Applewood.
“O florescente setor de queijo vegano é um testemunho dos mercados transformadores de hoje, onde os valores e escolhas de estilo de vida dos consumidores estão remodelando o cenário do consumo de alimentos”, diz o novo relatório. “Na vanguarda dessa mudança está a demanda crescente por queijos veganos – alternativas plant-based que atendem a um público cada vez maior de indivíduos conscientes da saúde e daqueles que preferem uma dieta livre de crueldade.”
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