A empresa de comida para animais de estimação cultivada do Reino Unido, Meatly, anteriormente conhecida como Good Dog Food, lançou o que afirma ser as primeiras latas de comida para gatos do mundo feitas com frango cultivado.

O primeiro lote, fabricado com seu primeiro parceiro comercial, Omni, líder na cena de comida para animais de estimação plant-based no Reino Unido, é um patê de frango que combina as proteínas de plantas, leveduras e algas da Omni com a carne livre de crueldade da Meatly cultivada a partir de células de ovo de galinha.

A Pets at Home, investidora inicial da Meatly, será a primeira varejista a vender o Omni Feast Chicken Revolution em latas de 150g (suficiente para uma única refeição) por cerca de £1, conforme anunciado.

“É incrivelmente emocionante ver as primeiras latas de comida para animais de estimação cultivada saírem da linha de produção. Este é um marco importante para a carne cultivada globalmente e mostra que estamos prontos para vender o produto”, disse Owen Ensor, co-fundador e CEO da Meatly.

David Wainwright, Diretor Comercial da Pets at Home, compartilhou: “Embora ainda seja cedo, estamos comprometidos em ajudar a impulsionar mudanças na indústria e encontrar alternativas sustentáveis para substituir parte das proteínas usadas globalmente na comida para animais de estimação seria um grande avanço.”

Aprovação em 3 meses?

No entanto, antes do lançamento, o Omni Feast precisa da aprovação do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido. Ensor disse ao The Sunday Times que a aprovação deve chegar nos próximos três meses, já que o processo de segurança para ração é muito menos rigoroso do que para alimentos.

Por outro lado, na UE, a carne cultivada para animais de estimação deve ser registrada no Registro Europeu de Materiais para Ração (na forma de notificação) para autorizar sua produção e comercialização. No ano passado, a startup checa Bene Meat Technologies registrou com sucesso um ingrediente de carne cultivada para comida de cachorro, tornando-se a primeira empresa autorizada a produzir e vender carne cultivada para comida de animais de estimação no mercado da UE.

O lançamento iminente de produtos de comida para animais de estimação cultivados posicionará ambas as empresas como pioneiras no Reino Unido e na Europa em trazer soluções para como a carne é produzida e consumida.

Fonte sustentável de proteína

Fundada em 2022, a Meatly captou £3,6 milhões para produzir produtos de carne cultivada para cães e gatos, atendendo a um público crescente de proprietários de animais de estimação preocupados com o meio ambiente. O frango cultivado pela biotecnologia é dito fornecer carne de frango de alta qualidade, livre de OGM, antibióticos e soro fetal bovino a preços acessíveis e com muito menos impacto ambiental do que a criação de animais em fábricas.

Segundo a Meatly, o setor de comida para animais de estimação está expandindo a uma taxa de 7% ao ano em todo o mundo e deve atingir um valor de £120 bilhões até 2026. No entanto, à medida que a indústria cresce, seu impacto ambiental também aumenta rapidamente. Por exemplo, no Reino Unido, os animais de estimação representam 22% do consumo de carne do país, representando uma quantidade significativa de emissões de gases de efeito estufa, explica a Meatly.

Soluções de proteína alternativa

Enquanto isso, a Omni afirma ser a única fornecedora de comida para animais de estimação plant-based no Reino Unido respaldada por pesquisas científicas revisadas por pares que validam suas ofertas. A empresa registrou um crescimento sem precedentes, superando 100% e alcançando vendas anuais na casa dos sete dígitos (mais de £2 milhões). A Fressnapf, uma das principais varejistas de animais de estimação da Alemanha e uma das maiores do mundo, está entre os parceiros da Omni.

O Dr. Guy Sandelowsky, co-fundador da Omni, comentou: “O ingrediente da Meatly é incrivelmente empolgante para nós da Omni, não apenas porque representa uma fonte de carne virtualmente infinita e livre de crueldade, mas também porque pode ser otimizado para a saúde. Vemos o ingrediente de particular importância para o mercado de comida de gatos, que atualmente carece de soluções de proteínas alternativas credíveis.”

Leia também:

Poseidona capta € 1.1mi para ingredientes de proteína de algas

Lab Gastronomia traz Kombuchas veganas para São Paulo via AGN Consultoria

Califia Farms lança cremes plant-based em três sabores

Por Vitor Di Renzo em 19 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores