A Meala FoodTech de Israel levantou US$ 1,9 milhão em investimento Pré-Seed para desenvolver ainda mais sua plataforma de proteínas multifuncionais.
A startup está trabalhando para substituir ingredientes comumente usados em carnes vegetais, como a metilcelulose, por alternativas de rótulo limpo. O objetivo é que as carnes alternativas tenham uma lista curta de componentes facilmente reconhecidos pelos consumidores. Para conseguir isso, a Meala desenvolveu proteínas multifuncionais que melhoram a textura ao mesmo tempo em que atuam como agentes aglutinantes e gelificantes.
A plataforma trabalha com diversos tipos de alternativas de carne, como hambúrgueres, linguiças e nuggets. Proteínas para uso em alternativas de ovo e peixe também estão em desenvolvimento.
A rodada de investimento Pré-Seed foi liderada pelo The Kitchen FoodTech Hub e DSM Venturing, com a participação da Milk & Honey Ventures. A Meala usará o valor para desenvolver ainda mais sua tecnologia e acelerar para escala piloto, com planos de lançamento nos EUA e na Europa no próximo ano. A startup diz que já fez parceria com os principais fabricantes de bens de consumo baseados em plantas que estão interessados em usar a tecnologia.
Proteínas multifuncionais
Anteriormente, em setembro passado, a Meala revelou que suas proteínas já haviam passado por prova de conceito para uso em diversos tipos de alternativas à carne. A empresa explicou que os ingredientes podem ser descritos simplesmente como “proteínas” na embalagem do produto e podem ser facilmente integrados às linhas de fabricação existentes.
De acordo com Hadar Razmovich, CEO e cofundador da Meala: “Estamos entusiasmados por concluir esta rodada de investimentos com o apoio dos principais investidores. Esta conquista reflete a confiança dos investidores em nossa equipe de especialistas em tecnologia e P&D. Há uma necessidade significativa na indústria à base de plantas para reduzir efetivamente os ingredientes indesejáveis e limpar os rótulos. Esse investimento nos ajudará a nos aproximar e mais rapidamente do mercado, atender melhor às necessidades específicas das empresas e fornecer soluções mais inteligentes e acessíveis.”
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Ipanema lança sandálias feitas a partir de algas
Mercado global de moda vegana atingirá US$ 835,7 bilhões até 2030
Qual a diferença entre moda sustentável e moda consciente?
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Meala Foods