Durante seu mandato na Casa Branca, Obama utilizou grande parte de seu tempo no incentivo da atividade física entre os americanos, por meio de sua campanha Let’s Move!. Agora, seu foco está voltado para auxiliar as crianças a obterem a nutrição adequada, através de uma nova marca de sucos de Michelle Obama chamada Plezi Nutrition.

“Não há dúvidas de que nosso país continua enfrentando uma crise de saúde relacionada à nutrição”, afirmou Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, e essa afirmação é correta. Segundo um relatório recente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, quase metade das crianças entre um e cinco anos não consome vegetais diariamente.

De acordo com Michelle Obama: “Estudos comprovam que as crianças não estão recebendo uma quantidade adequada de nutrientes essenciais, como fibras e potássio, e estão consumindo excesso de açúcar adicionado”. É por esse motivo que o primeiro produto da Plezi, empresa co-fundada por Obama, é um suco de frutas com sabores reais, contendo 2 gramas de fibra por porção, e é totalmente livre de adição de açúcar. Atualmente, o produto está disponível em redes varejistas como Walmart, Target e Sprouts, e apresenta quatro deliciosos sabores: Tropical Punch, Orange Smash, Sour Apple e Blueberry Blast.

Marca de sucos de Michelle Obama

A falta de nutrientes adequados na dieta de muitas crianças (e adultos) está diretamente relacionada à forma como a indústria de alimentos opera. De acordo com a Access to Nutrition Initiative (ATNI) em 2022, as empresas de alimentos não progrediram na divulgação de alimentos e bebidas saudáveis.

“Apesar de algumas empresas terem introduzido opções mais saudáveis em determinadas categorias de produtos, os portfólios combinados dessas 11 empresas – que representam um valor de vendas de aproximadamente US$ 170 bilhões em 2021 e correspondem a cerca de 30% de todas as vendas de alimentos e bebidas nos Estados Unidos – não se tornaram mais saudáveis”, destaca a ATNI, uma organização financiada por instituições como a Organização Mundial da Saúde e a Fundação Bill e Melinda Gates.

A maioria dos produtos açucarados são amados por crianças e podem tornar difícil para os pais e cuidadores persuadir as crianças a terem opções saudáveis. A Plezi possui um sabor bom e parece brilhante e colorido, apenas de não possuir adição de açúcar. “Se não for gostoso, as crianças não vão gostar”, afirma Michelle.

Por que a fibra é importante para as crianças

Um dos principais objetivos da Plezi é auxiliar as crianças a aumentarem o consumo de fibras, contribuindo para uma melhor digestão e sensação de saciedade. “As fibras são nutrientes importantes, pois auxiliam na digestão e nos alimentamos saciados por mais tempo”, afirmou Rachel Lessenden, nutricionista e desenvolvedora de receitas à base de plantas, em entrevista ao VegNews. “Isso é especialmente crucial para as crianças durante os longos dias de aula ou atividades extracurriculares, quando os lanches nem sempre estão disponíveis.”

Além disso, o consumo de fibras ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, mantendo os níveis de energia estáveis. De acordo com Jessica Garay, PhD, RDN, as fibras podem ajudar a prevenir a constipação, o que pode ser comum em crianças que consomem grandes quantidades de fast food ou alimentos processados. “A boa notícia é que existem muitos alimentos ricos em fibras disponíveis para crianças”. Além dos produtos Plezi, os pais também podem incluir palitos de cenoura, frutas frescas e frutas secas nas lancheiras dos seus filhos, por exemplo.

Garay ressalta que a água é fundamental na nutrição das crianças, e é por isso que a Plezi possui a água como primeiro ingrediente. No entanto, você também pode aumentar a ingestão de água por meio do consumo de frutas frescas. “Uvas, melancia e pepino são opções divertidas para um lanche refrescante durante o verão”, sugere Garay.

Alimentos ricos em fibras e água geralmente contêm vitaminas e minerais, como vitamina C, cobre e vitamina K, que trazem diversos benefícios para a saúde.

Barreiras na nutrição infantil

É fundamental reconhecer as barreiras sistêmicas que sofreram a nutrição infantil. Embora seja saudável para as crianças ter uma dieta rica em fibras e outros nutrientes, nem sempre é fácil para os pais fornecerem alimentos nutritivos.

Nos Estados Unidos, existem mais de 6.000 áreas designadas como desertos alimentares, o que dificulta o acesso das pessoas a opções saudáveis. Em contraste, o fast food geralmente é facilmente encontrado nessas áreas.

É por isso que não é suficiente que apenas algumas marcas, como a Plezi, gostem de opções mais nutritivas. O sistema alimentar como um todo precisa passar por mudanças!

Aproveite e leia também:

UPSIDE Foods recebe a primeira aprovação do selo USDA para carne cultivada

A revolução da beleza limpa: conheça os benefícios da Clean Beauty

A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Plezi Nutrition

Por Ana Cristina Gomes em 11 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores