A empresa americana AKUA lançou o primeiro hambúrguer à base de algas – o Kelp Burguer. A marca de alimentos revolucionária cria alternativas saudáveis ​​de carne a partir de vegetais cultivados de forma sustentável.

O Kelp Burger da AKUA é feito com ingredientes integrais e a base de algas cultivadas no oceano. É um hambúrguer 100% vegano, não transgênico, sem soja e sem glúten, criado a partir de algas marinhas, cogumelos crimini, proteína de ervilha, feijão preto, quinoa, tomate e superalimentos.

De acordo com Courtney Boyd Meyers Akua, cofundador e CEO da empresa, “AKUA tem a missão de substituir a forma mais insustentável de agricultura alimentar (agricultura industrial) pela forma mais sustentável de agricultura alimentar (agricultura oceânica)”. “O Kelp é um vegetal marinho incrivelmente versátil, rico em minerais e cheio de fibras que permitem muita criatividade na cozinha.”

“Estamos muito orgulhosos de lançar o primeiro hambúrguer de Kelp do mundo. As algas cultivadas no oceano são um dos alimentos mais sustentáveis ​​do planeta, e nosso objetivo na AKUA é apresentar a mais pessoas suas delícias, bem como seus benefícios ambientais e de saúde”, disse Myers.

“O Kelp Burger terá um lugar especial no mercado para aqueles que procuram fazer a diferença na forma como comem para si próprios, para a Terra e para as economias locais de cultivo oceânico aqui nos EUA. Estamos oferecendo algo melhor do que um hambúrguer de carne de plantas ou um hambúrguer vegetariano sem graça, e não podemos esperar que os consumidores provem a diferença.”

Produto inovador, investimento inovador

Talvez o que torna este lançamento mais único é que ele é o resultado de uma campanha de equity crowdfunding na Republic, que levantou mais de US$1.000.000 de sua comunidade para lançar o Hambúrguer Kelp.

Era importante para Boyd Myers, CEO da AKUA, que o maior número possível de pessoas se tornasse parte da “tribo” da AKUA, de forma que, por tão pouco quanto $ 100, interessados pudessem se tornar investidores na empresa. E com cada investimento vem um voto de confiança na visão da empresa e outro voto de dedicação a sistemas alimentares sustentáveis.

“Comunidade é a energia que me alimenta e a moeda do negócio”, diz Myers.

Saúde e meio ambiente em foco

Em sua busca por alternativas à carne, consumidores preocupados com a saúde e o meio ambiente se voltaram para uma variedade de hambúrgueres que consistem em tudo, desde peru e salmão até proteína de ervilha e grão de bico. E agora, esses consumidores terão mais uma opção favorável ao clima com a chegada do Kelp Burgers.

Mais conhecido por seu charque e massas à base de algas, a expansão do AKUA no ramo de hambúrgueres foi um próximo passo natural.

O novo Kelp Burger é enriquecido com cogumelos, que emprestam um componente umami graças ao seu teor de glutamato, de acordo com Boyd Myers. Isso produz um substituto de carne que é saudável, mas também rico e satisfatório.

Hambúrguer à base de algas sustentável

À medida que aumenta a demanda por alternativas à base de carne vegetal, as algas continuam a se destacar como uma solução saudável e sustentável. O Kelp Burger AKUA é feito de algas cultivadas no oceano, uma cultura de insumo zero que não requer água doce, fertilizante, ração e nenhuma terra para crescer.

As algas Kelp também filtram o carbono e o nitrogênio da água, restaurando a saúde dos oceanos. Conhecida como uma potência de benefícios nutricionais, a alga marinha é carregada de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e proteínas.

A alga base do Kelp Burger do AKUA é rica em vitaminas A, B6, K, bem como zinco, cálcio, folato, potássio e ferro. Enquanto outras alternativas à carne contêm gorduras saturadas e altos níveis de sódio, o Kelp Burger contém zero gorduras saturadas, zero gorduras trans, zero adição de açúcar e zero carboidratos.

Sobre a AKUA

AKUA é uma empresa sediada no Brooklyn que trabalha com uma rede de fazendas oceânicas regenerativas no litoral da Nova Inglaterra. É uma pioneira em alimentos alternativos à base de e seu mais novo produto é o primeiro hambúrguer de Kelp do mundo. A jornada do AKUA começou em 2017, depois que o cofundador Courtney Boyd Myers visitou a fazenda de algas da GreenWave em Connecticut e aprendeu sobre as maravilhas da aquicultura regenerativa.

Ela perguntou o que eles precisavam para levar adiante sua missão e os fazendeiros responderam: “Precisamos de sua ajuda para criar um mercado consumidor para algas!”

A partir daí, Courtney conheceu o cofundador Matt “Spicy” Lebo e eles começaram uma jornada para fazer seu primeiro produto, Kelp Jerky, que foi lançado em abril de 2019. Quando o mundo mudou em março de 2020, a empresa mudou também e começou a trabalhar o Kelp Burger.

Entre o Kelp Jerky e o Kelp Burgers da AKUA, eles apareceram em mais de cinquenta publicações e foram nomeados um dos “World Changing Ideas” da Fast Company e um dos vencedores do Travel and Leisure no “Global Vision Awards.

Gostou do lançamento do hambúrguer à base de algas? Leia também: Proteína de algas: a próxima substituição para os leites

Por Nadia Gonçalves em 21 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores