Você deseja entender como podemos prevenir novas pandemias? 💡

Sabemos que os últimos tempos foram difíceis, portanto, queremos indicar a campanha de uma ONG que visa alertar a sociedade sobre a relação do consumo de produtos de origem animal e o surgimento de novas doenças. 

O nome da iniciativa é AUTODESTRUIÇÃO, campanha que conscientiza e sensibiliza a sociedade sobre a exploração dos animais no sistema industrial de produção de alimentos, demonstrando principalmente seus impactos no surgimento de novas doenças. Quem está por trás dessa ideia é o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, maior rede de proteção animal do Brasil, que atua há mais de 20 anos nessa causa.

Essa ação também tem o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira e do Effective Altruism, uma filosofia e movimento social que busca na evidência e na razão modos eficazes de beneficiar os outros.

A ação traz discussões como a utilização excessiva de antibióticos pela indústria de alimentos e a criação das chamadas “superbactérias”, fator diretamente ligado ao surgimento de patologias que podem representar um grande risco para a espécie humana. 

É dito na página: “Os animais são produzidos em grande escala em locais que muitas vezes não comportam este volume. Resumindo, trata-se de um grande número de animais em contato contínuo e inapropriado em ambientes propícios à criação de agentes endêmicos causadores de doenças”.

Campanha que alerta sobre relação de consumo de produtos de origem animal e surgimento de novas pandemias
Imagem: Divulgação Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

Conforme a organização, é de extrema importância nos atentarmos para o cenário atual em que o planeta se encontra e entendermos a necessidade de nos adequarmos e modificarmos comportamentos já hoje tidos como insustentáveis. 

O movimento traz ideias de ações que as pessoas podem fazer para minimizar os danos causados pela nossa interferência irresponsável no planeta, seja através do consumo consciente, reducionismo de produtos de origem animal ou o veganismo. 

O site traz um resumo das pandemias na história, além de disponibilizar dois livros sobre o assunto, sob os títulos Prevenindo as próximas pandemias e História das Pandemias. Também tem citações científicas e detalhes sobre formas de ajudar a evitar o próximo colapso global por conta da nossa relação abusiva e equivocada com os animais. 

O mundo está falando sobre as pandemias, para se aprofundar nesse assunto acesse a campanha AUTODESTRUIÇÃO e entenda melhor essa situação. Hoje, mais do que nunca, precisamos saber o que ocorre no sistema industrial de produção de alimentos e seus impactos.

Gostou de conhecer essas maneiras de prevenir novas pandemias? Aproveite e leia também: 

10 motivos para se tornar vegano hoje 

Pandemia faz mais pessoas aderirem ao veganismo 

Vacina plant-based contra a COVID-19: uma possibilidade com benefícios



por Amanda Stucchi em 9 de agosto