A QOA é uma marca de chocolate vegano, produzida sem cacau, que levantou US$ 6 milhões em um investimento seed.
A empresa, localizada na Alemanha, afirmou em uma comunicação: “A QOA pode produzir um chocolate à prova do futuro que é 100% natural, feito de ingredientes locais, veganos e 10 vezes mais sustentáveis do que o chocolate convencional, sem sacrificar o comportamento de derretimento suave e seu delicioso sabor que todos nós desejamos”.
O investimento foi liderado pela Cherry Ventures, com participações da Fifty Years, World Fund, Nucleus Capital, Trellis Road, Pioneer Fund e da Tet Ventures. Com o valor, a marca construirá uma unidade de produção piloto em Munique e complementará as instalações de manufatura na Suíça, também contratá mais funcionários.
A empresa espera lançar seus primeiros produtos no mercado em 2022. Outra meta é alcançar um preço igual ou inferior ao do chocolate tradicional no ano de 2035.
Uma curiosidade é que a marca criou um kit teste para que 300 pessoas experimentassem seus chocolates e dessem feedbacks para a marca.
Conforme explicou o Techcrunch, a marca está em negociações com clientes B2B (business to business) com o objetivo de fechar contratos menores em breve. “Depois disso, iremos atrás da nossa Série A para podermos construir linhas de produção maiores”, o fundador Max Marquart explicou ao veículo.
Imagem: Divulgação QOA
Os problemas do cacau
Já falamos aqui no Vegan Business sobre os problemas éticos e ambientais do cacau.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente afirmou que na Costa do Marfim houve uma perda de 64% das árvores nativas entre 1990 e 2015. Se essa tendência continuar assim, pode ocorrer a perda de toda a floresta tropical até 2030.
Ademais, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 8 mil crianças e adolescentes (entre 10 a 17 anos) estavam trabalhando em plantações de cacau no Brasil no ano de 2014.
A Época Negócios também deu uma informação de um relatório elaborado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, é chocante: o chocolate pode acabar até 2050 devido às mudanças climáticas.
A instituição também afirmou que 89,5% das terras empregadas atualmente para o cultivo do cacau não serão mais cultiváveis em 2050.
Afinal, se a temperatura do planeta aumentar, o melhor lugar para plantar cacau será nas montanhas, contudo as terras montanhosas não são adequadas para esse fruto e muitas já estão sendo ocupadas pela vida selvagem.
A questão é complexa, por isso marcas estão buscando resolver esses problemas trazendo inovações para o público consumidor.
Imagem: Unsplash
Sobre a marca de chocolate vegano
A QOA foi fundada esse ano pela Dra. Sara e Dr. Maximilian Marquart, irmãos e cientistas.
Sara é uma química alimentar especializada na formação de sabores, já Max é um cientista de materiais que fundou duas empresas e auxiliou mais de 7 mil startups a venderem suas soluções para marcas.
Os dois fundaram a QOA por conta de três motivos:
- Até 50% da oferta atual de cacau está em risco devido a patógenos e mudanças climáticas.
- O cacau impulsiona o desmatamento.
- O trabalho infantil e a escravidão ainda são muito comuns na África Ocidental, onde tem origem ⅔ do suprimento mundial do cacau.
Além disso, segundo a empresa, as pessoas consomem até 9 kg de chocolate por ano. Dessa forma, é necessário produzir 5 milhões de toneladas no mesmo período e existem essas questões ambientais e sociais associadas a esse cultivo.
Imagem: Divulgação QOA
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*Imagem de capa dos fundadores: Divulgação QOA