Marca Cheezu mostra que a muçarela pode ser vegana!
Fundada por André Duarte, não queria apenas reativar o antigo negócio de queijos frescos da bisavó Olinda. Queria fazê-lo da forma mais sustentável possível. Juntamente com a companheira, Joana Gonçalves, criou a Cheezu, uma marca de mozzarellas portuguesas veganas feitas a partir de uma bebida vegetal, também criada pelos dois.
Início da Cheezu
Tudo começa com uma bebida vegetal que é produzida à base de castanha-de-caju. De futuro querem fazer os mesmos produtos a partir de amêndoa nacional. Atualmente, a empresa importa a a castanha-de-caju utilizada nos produtos.
A Cheezu disponibiliza duas variedades: a Mozza Original, de sabor mais neutro e a Mozza Campestre, com um toque de ervas. Os produtos custam a partir de 15,50 euros.
De acordo com André Duarte: “O nosso grande desafio era conseguir alcançar uma consistência idêntica à do queijo mozzarella, que fosse ótima para comer fresca e que pudesse ser utilizada também em pratos quentes e gratinada. As opiniões têm sido fantásticas”.
Desafios da marca vegana
Um dos próximos desafios da empresa é o lançamento de novos produtos que já têm vindo a ser testados. Esperam fazê-lo ainda nos primeiros meses de 2023.
As duas variedades da Cheezu estão disponíveis em algumas lojas e restaurantes. Por exemplo, em Tomar, estão no Insensato Café-Livraria, no Gira.Sol e na Raízes Mercearia.
Em Lisboa, os produtos estão na Bago Mercearia Biológica. Além disso, em Braga pode encontrá-las no restaurante Paladares Vegan e na cafetaria Soul. Na loja online Veond estão também disponíveis. “Queremos ajudar cada vez mais pessoas a fazerem a transição para uma dieta sustentável e amiga dos animais, sem que percam o que mais sabor dá às suas vidas.”
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
NotCo obtém certificação B Corporation
Carne plant-based usa 99% menos terra do que a carne animal
2023: O ano do sushi plant-based
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Cheezu