Você já parou para pensar no quanto o marketing vegano é fundamental? A criação e entrega de valor com foco nas necessidades do mercado pode chamar a atenção do cliente e gerar relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Assim, promover um negócio vegano pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Então, para você encontrar os leads de que precisa e fazer o seu negócio prosperar, temos algumas dicas de marketing vegano. Não é mágica, mas certamente aumentará a visibilidade e promoverá o seu negócio para o público certo.
1- Conheça o seu negócio
Por que você optou por esse mercado? O que você está tentando alcançar? Se você pudesse imaginar sua empresa daqui a um, cinco, até dez anos, como ela se pareceria? Toda empresa precisa de um plano de negócios, mas raramente leva em consideração o objetivo final. Claro, todos nós queremos que nossos negócios sejam um sucesso esmagador e continuem a crescer ao longo do tempo. Mas se você puder desenvolver uma imagem ideal do que você quer que seu negócio seja, é importante ter sempre em mente: “Estou no caminho certo?”
Seu negócio pode se adaptar, mudar e crescer à medida que progride, mas se você puder manter essa imagem, isso evitará que energia supérflua, despesas e tempo sejam desperdiçados em atividades que não alimentam esse objetivo final.
Por exemplo, a mídia impressa pode ser uma excelente escolha para uma empresa semelhante à sua, mas se seu grupo demográfico for mais conectado tecnologicamente, seus gastos com publicidade seriam mais bem direcionados ao marketing vegano online.
Da mesma forma, simplesmente porque existem dezenas de plataformas sociais por aí, isso não significa que você precisa investir e postar constantemente em todas elas. Selecione aqueles que se adequam ao seu negócio.
2 – Conheça o seu público
Existem veganos e veganos, rs. O veganismo está no hype do momento, atraindo pessoas que podem, ou não, se interessar por alimentos veganos processados, cosméticos veganos e naturais, dentre outros.
Então, quem entre essa miríade de veganos é o seu público-alvo?
Cada empresa, mesmo que seja tão vegana quanto a outra, terá uma demografia específica e é essencial que você encontre a sua. Ajuda a imaginar seu cliente ideal. Qual é o nome dele, onde mora, trabalha, qual sua renda? Que livros ou roupas compram e quais páginas da rede social gostam de seguir? A criação deste perfil simples lhe dará a oportunidade de ver o seu negócio de fora para dentro, de se colocar na mente do seu cliente e perguntar-se: o que é que quero desta empresa?
3 – Diversifique seu marketing
A menos que você queira restringir o alcance do seu negócio, com certeza você desejará que seu marketing vá além de sua localização física. Novamente, é importante imaginar seus clientes e avaliar a melhor forma de se envolver com eles. Se você tem um público mais jovem ou um produto altamente visual, como roupas, alimentos ou cosméticos, talvez o Instagram seja sua melhor plataforma, possivelmente apoiado por uma campanha publicitária cuidadosamente direcionada. Se o seu negócio tem uma persuasão mais corporativa, talvez o LinkedIn ou o Twitter sejam uma direção melhor a seguir. São escolhas essenciais para avaliar o marketing da sua empresa.
Por exemplo, você vende um suplemento de proteína vegetal voltado para atletas. Então, pessoas jovens e interessadas no mundo fitness seriam seu público principal e você se concentra nele. Contudo, idosos que desejam se manter saudáveis e em movimento também podem ser um mercado válido, assim como, pessoas em tratamentos de saúde que desejam um aporte saudável de proteínas. Esses são públicos secundários fortes.
Além disso, você pode buscar por mercados terciários, aqueles que não sabem que precisam do seu suplemento proteico, embora ele possa muito bem atender a uma necessidade em suas vidas. Talvez os intolerantes aos laticínios, talvez veganos recentes. Existem inúmeras razões pelas quais as pessoas podem desejar seu produto, então, diversificar o marketing pode ser uma excelente maneira de ser visto.
4 – Trabalhe em rede
Nós, veganos, tendemos a estabelecer nossas redes. Participamos de grupos no Facebook, eventos e rotinas específicas para veganos, escolhemos destinos e ambientes com base em nossas escolhas dietéticas e éticas.
Isso pode ser usado para o sucesso da sua empresa. O marketing boca a boca ainda é a forma mais poderosa de marketing. Se um amigo próximo e confiável recomendar algo, mesmo que seja inferior a outras ofertas, é muito provável que você aceite do que algo que ninguém recomendou.
Uma das belezas das redes sociais, do ponto de vista dos negócios, é que, para o seu público, uma boa publicação pode parecer muito mais com a recomendação de um amigo do que um argumento de vendas de uma empresa. Da mesma forma, é viral, então quando um conhecido curtir uma determinada página, seus amigos verão e será mais provável que também curtam a mesma página. Tendemos a confiar no que conhecemos.
Portanto, manter uma rede ativa é uma forma prática de expandir seu público entre estranhos.
5 – Pense fora da caixa vegana
É comum que empreendedores veganos permaneçam na caixa vegana. Contudo, não é porque nós e nosso conceito de negócio somos veganos que nosso público seja ou precise ser vegano. Isso tem o potencial de ser uma corda bamba ética. Você realmente deseja que não-veganos se conectem com sua marca? Você está disposto a servi-los em algum nível? Ou você pode justificar incorporá-los ao seu grupo demográfico para que possa influenciá-los positivamente ou simplesmente que eles desejam fazer uma escolha ética em sua empresa, mesmo que outras áreas de suas vidas possam não estar alinhadas?
Aqui vale lembrar que saúde e bem-estar é o setor de crescimento mais rápido no mercado. Se alguém está consciente do que come, embora ainda seja onívoro, pode muito bem ser seu cliente perfeito. Nesse contexto, flexitarianos são atualmente o maior público-alvo de produtos plant based.
Restringir-se a um público exclusivamente vegano é exatamente isso: restringir. Existem muitos indivíduos éticos e conscientes no mundo que podem se adequar perfeitamente à sua empresa, apesar de não aderirem a uma dieta totalmente baseada em vegetais. Portanto, saia da caixa, deixe de lado os preconceitos e alcance ainda mais o mundo de seus clientes em potencial – eles são muito mais numerosos do que você imagina.
O marketing vegano pode contribuir para um movimento crescente de conscientização e de pessoas que lutam por um futuro melhor (e mais sustentável). Por fim, há uma tendência inegável em direção a um estilo de vida baseado em plantas e uma maré exponencial de pessoas pulando a bordo de nossa pequena e feliz onda vegana. Não há como negar que rotular um negócio ou produto como vegano é se lançar em um mercado significativo.
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