A Kikka Sushi, gigante de sushi dos supermercados, anunciou sushi plant-based de atum e salmão chegando aos balcões de sushi do Whole Foods Markets, Konscious Foods chega a freezers e restaurantes apostam tudo em peixes plant-based.
Sushi plant-based
A Kikka, parceira da Whole Foods há mais de 30 anos, está usando o konjac de raiz vegetal em preparações proprietárias para replicar o sabor e a textura do salmão e do atum crus. O lançamento faz parte da missão de cinco anos da Kikka de criar ofertas de sushi vegano que imitem o sabor e a textura dos frutos do mar convencionais. O sushi está sendo lançado em locais selecionados em todo o país.
O lançamento de Kikka ocorre logo após o lançamento em novembro da Konscious Foods, uma marca de sushi vegano com sede em Vancouver que chega às seções de freezers. A empresa é uma criação de Yves Potvin, que lançou as populares marcas veganas Yves Veggie Cuisine e Gardein.
A Konscious Foods marca a primeira vez que uma linha de sushi chega às seções de freezer. Ele contará com oito produtos, incluindo quatro sushi e quatro onigiri rolls para varejo e food service. “Na Konscious, nossos chefs criam frutos do mar à base de plantas que as pessoas podem escolher entre as opções tradicionais para sua própria saúde e a saúde do planeta”, disse Potvin em comunicado.
De acordo com Potvin: “Vimos uma lacuna que não estava sendo preenchida. As pessoas querem opções, independentemente de serem carnes ou frutos do mar. Aqui combinamos o delicioso sabor do sushi e onigiri à base de plantas com a conveniência de refeições, bem como lanches prontos.”
No mês passado, a Vegan Zeastar, com sede na Holanda, anunciou a “primeira” variedade de sushi vegano e tigelas de puxão, que serviu em uma feira regional de serviços de alimentação. A variedade incluía nigiri vegano sem óleo de palma, sashimi, uramaki, gunkan, rolos de mão ou poke bowls.
Restaurantes de sushi à base de plantas
O sushi vegano não está chegando apenas aos supermercados. Os restaurantes estão aumentando suas opções. O sushi bar vegano Kusaki, no oeste de Los Angeles, está trazendo à cidade sua primeira experiência com omakase plant-based. Kusaki oferece uma mistura de aperitivos, sashimi, nigiri, rolinhos de mão com nigiri de salmão plant-based, assim como um carpaccio de atum crocante de alho feito de tapioca.
Jeffrey Best e Ken Jones, dois operadores de bares e restaurantes de longa data, também estão abrindo um restaurante de sushi vegano, o APB (All Plant Based), chegando a West Hollywood. Além disso, o APB será um sushi bar vegano com menu de Niku Nashi.
As ofertas de sushi plant-based não são novas em LA – Shojin em Little Tokyo e Culver City são destinos veganos desde 2008. Além disso, outros locais de sushi, incluindo Ichijiku de Highland Park e Fiish no shopping Platform de Culver City, oferecem uma variedade de itens veganos. O Planta Queen, de inspiração asiática, foi inaugurado recentemente na cidade de Nova York, perto do Empire State Building. Oferece uma variedade de itens de sushi, bem como outros pratos asiáticos, incluindo bao, bolinhos e pratos de macarrão.
Mercado de sushi vegano
No Brasil, a Bungalow, rede de dark-kitchens de sushi plant-based, serve diversas opções de sushi vegano! O restaurante faz entregas em Santos, Praia Grande, São Vicente e São Paulo.
Os alimentos são produzidos com ingredientes frescos e orgânicos como plantas, grãos, legumes, verduras, frutas, sementes, cogumelos, entre outros.
Além dos sushis veganos, o cardápio conta com 7 opções de saladas e 4 opções de poke. Além das opções sugeridas pelo restaurante, o cliente também pode montar seu próprio poke ou salada. As opções incluem uma variedade enorme de ingredientes frescos e orgâncios, como edamame, wakame, aspargo, proteínas e deliciosas opções de molhos que dão aquele toque especial em cada prato.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
New School Foods levanta US$ 12 milhões para salmão plant-based
Pesquisadores reaproveitam resíduos agrícolas para produzir gordura
Vendas de cogumelos exóticos crescem na Inglaterra
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Kikka