O supermercado britânico Tesco informa que a demanda por variedades exóticas de cogumelos está aumentando, impulsionada pelo crescente interesse em alimentos à base de plantas.

O produtor Smithy Mushrooms, com sede em Lancashire, diz que seu negócio cresceu três vezes em tantos anos, com a demanda pelo tipo ostra particularmente alta. As vendas aumentaram de 370.000 embalagens por ano para mais de um milhão, forçando a empresa a recusar clientes por não conseguir atender à demanda. A Smithy está agora pronta para abrir um novo local que permitirá mais do que dobrar a produção de cogumelos ostra e shitake.

De acordo com John Dorrian, gerente Diretor da Smithy Mushrooms: “O boom dos alimentos à base de plantas foi a melhor coisa que já aconteceu ao nosso negócio e, de repente, variedades exóticas como os tipos ostra e shitake, que apenas cinco anos atrás eu estava lutando para vender, tornaram-se super na moda. Já estamos vendo outras variedades pouco conhecidas, como Shimeji e Eryngii, sendo vendidas em supermercados e acreditamos que é uma indústria que realmente crescerá rapidamente nos próximos anos.”

Carne à base de cogumelos

Os cogumelos são apontados como uma tendência alimentar emergente nos últimos anos, com uma série de empresas inovadoras usando-os em produtos à base de plantas. A Fable Foods da Austrália, por exemplo, tem defendido o uso do cogumelo shitake em seus produtos cárneos com grande sucesso tanto no varejo quanto no serviço de alimentação.

A Untamed Feast, com sede no Canadá, está vendendo uma variedade de produtos de cogumelos, incluindo risoto e mistura de carne. Enquanto a The Mushroom Meat Co oferece rissóis, gorjetas e tiras sem carne de porco para serviços de alimentação.

No Reino Unido, a Tesco está adicionando cogumelos aos produtos de marca própria, amplamente usados nas linhas Wicked Kitchen e Plant Chef. As vendas de cogumelos exóticos também têm aumentado entre os consumidores finais. De acordo com Lisa Gilbey, compradora da Tesco: “Com base nessa popularidade crescente, lançamos recentemente nosso primeiro pacote de cogumelos exóticos mistos, que inclui ostra colorida mista, shiitake e variedades de cogumelos selvagens da estação, quando disponíveis”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Bélgica: 11% dos belgas não comem carne e 31% são flexitarianos

Por que estão produzindo carne cultivada?

De kosher a halal: Por que o bacon vegano traz todos à mesa

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Meati

Por Ana Cristina Gomes em 2 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores