Mãe e filha veganas criaram uma empresa para driblar os malefícios da indústria da moda!

O consumo consciente da moda vem ganhando cada vez mais a atenção dos consumidores. Isso porque o setor é responsável por grande parte da exploração ambiental. Por exemplo: Apenas uma calça jeans precisa de 5,2 mil litros de água em sua fabricação. Além do excesso de materiais consumidos, a quantidade de lixo gerada pela indústria têxtil e a emissão de CO2 impactam negativamente a natureza.

Moda responsável: Brechó Vegano

Na contramão dos enormes danos do setor, algumas empresas vêm mudando a forma como se vende moda. Criado em 2019, o Brechó Vegano é uma plataforma que busca ressignificar itens que estão em ótimo estado por valores acessíveis. Edleine e Gabriela Medeiros, mãe e filha veganas, decidiram unir o consumo circular e a causa animal à tecnologia e praticidade do e-commerce

De acordo com Gabriela: “O Brechó Vegano surgiu como uma limpeza de final de ano que nós fizemos no guarda-roupa. A gente percebeu que aquela pilha de roupas poderia ser muito mais do que só uma pilha de roupas escondida no fundo do armário. Foi quando a gente começou a nossa própria loja no Instagram. Algo bem pequeno e pessoal, que começou a crescer. Então, passamos a pensar como aquela peça, que já era sustentável, poderia ser mais do que isso. Como somos veganas, queríamos conectar a venda de itens usados com a causa animal. Foi quando começamos a parceria com as instituições. Então, além das doações que recebemos, 1% do valor das nossas vendas vai para doação. Hoje, a gente se vê como uma ponte de quem quer ajudar com quem precisa dessa ajuda”.

Logística moda verde

Além de vestuário, a empresa também oferece livros e acessórios, tudo pensado ecologicamente, inclusive no momento da entrega. Seja na escolha da embalagem ou no próprio envio das mercadorias, tornar a logística sustentável foi uma prioridade para o sucesso do Brechó Vegano. De acordo com Edleine: “Para a gente, não é só a venda do produto em si. Queremos ressignificar toda a indústria”.

Conhecida como logística verde, o conceito promove algumas ações sustentáveis que as empresas devem se atentar no envio das mercadorias. Para Éder Medeiros, CEO e fundador do Melhor Envio, plataforma de intermediação de fretes utilizada pelo Brechó Vegano, algumas estratégias podem ser adotadas pelos vendedores virtuais: “A dica mais importante envolve as embalagens dos produtos. Evitar plásticos e utilizar materiais ecológicos é o que mais vai chamar a atenção do consumidor na hora do recebimento do pedido. Para quem trabalha com cosméticos, outro ponto de atenção são os recipientes dos itens. Uma ideia é oferecer desconto para quem fizer o retorno dessa embalagem. Além disso, a própria escolha da transportadora deve ser pensada. É necessário calcular a quantidade de CO2 emitido e os impactos ambientais das entregas, sempre notificando essas ações, para que os consumidores as conheçam”.

Mundo sustentável

Para um mundo sustentável, é preciso que os consumidores avaliem todos os processos de uma compra, desde o fornecimento dos materiais, passando pelo produto em si até o momento da entrega.

O Brechó Vegano é uma plataforma de consumo circular consciente com base no bem estar de todas as formas de vida. Criada em novembro de 2019 por mãe e filha veganas, Edleine Medeiros e Gabriela Medeiros, a empresa tem como objetivo facilitar a compra e venda de desapegos de forma on-line e prática. Dessa maneira, a intenção de unir o consumo circular com a causa animal, a plataforma ressignifica itens que estão em ótimo estado por valores acessíveis, gerando assim um bem estar não só na vida das pessoas mas das ONGS e protetores da Causa Animal.

Sobre o Melhor Envio

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 7 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo, Buslog e Loggi. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Brechó Vegano

Por Ana Cristina Gomes em 30 de janeiro
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