A Juicy Marbles, empresa de carne vegana, desenvolveu costelas de porco à base de plantas com um toque especial: ossos veganos comestíveis!

A criação dos ossos comestíveis nasceu da visão da empresa, inicialmente voltada para a compostagem, mas logo a empresa percebeu a possibilidade de consumo. A partir do final de agosto, os primeiros produtos estarão disponíveis no Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos.

A empresa reunirá feedback dos clientes das remessas para ajustar a receita do produto, nome e embalagem antes do lançamento oficial.

Costelas de porco à base de plantas

Os fabricantes de carne vegana continuam a inovar, mas algumas grandes empresas do setor tiveram uma queda nas vendas à medida que a crise do custo de vida leva os consumidores a optarem por opções mais baratas.

Reduzir o consumo de carne tradicional nas nações ricas, onde as pessoas já consomem mais carne vermelha do que é saudável, é crucial para enfrentar a crise climática.

De acordo com Vladimir Mićković, co-fundador da Juicy Marbles: “Para alguns, ossos de plantas podem ser uma provocação ideológica, mas não devemos levar essas coisas muito a sério. É apenas diversão. Ossos convidam você a comer com as mãos e compartilhar [comida] com toda a mesa.”

“Existe uma cultura de celebração, compartilhamento e pertencimento em torno da carne, e qualquer pessoa que reduza o consumo de carne pode se sentir excluída das tradições culturais”, disse ele. “É por isso que escolhemos as costelas como nosso próximo produto.” A empresa começou a vender um bife à base de plantas marmorizado e um filé em 2022.

Ossos veganos

Os ossos, precisam ser assados ou fritos para produzir um petisco crocante, depois de consumida a carne à base de plantas. “Começamos apenas não querendo que os ossos se tornem lixo”, disse Mićković. “Minha esperança é que também podemos infundir os ossos com sabor, para que você possa cozinhá-los em um caldo. O mais importante é ver como as pessoas reagem.”

A primeira remessa de costelas à base de plantas estará à venda até o final de agosto. “Queremos reunir o máximo de feedback possível, porque amigos e familiares só podem levar você até certo ponto com críticas honestas.”

Outras alternativas de carne continuam a surgir. A empresa Aleph Farms recentemente submeteu um pedido de aprovação de vendas ao regulador de alimentos do Reino Unido para seu bife, cultivado através do crescimento de células reais de carne em tanques. Foi o primeiro pedido desse tipo na Europa e seguiu a aprovação de dois produtos de frango cultivado nos Estados Unidos em junho. A empresa tcheca Mewery revelou um hambúrguer feito de carne suína cultivada em junho.

Aproveite e leia também:

Plantbaser desenvolve queijos à base de plantas em 20 minutos

Mercer Amsterdam lança tênis veganos com plástico reciclado e couro de abacaxi

Seed to Surf desenvolve caranguejo e peixe branco à base de plantas

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Juicy Marbles

Por Ana Cristina Gomes em 18 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores