A Clean Food Group, empresa de biotecnologia do Reino Unido, levantou £ 2,3 milhões em investimento para escalar a sua alternativa de óleo de palma! O valor captado, contou com importantes players da indústria alimentícia internacional, como o Doehler Group, que já havia investido na CFG, e a empresa colombiana Alianza Team.

Investidores anteriores também participaram da rodada, incluindo a Agronomics, empresa de capital de risco focada em biotecnologia, assim como a SEED Innovations.

Óleo de palma

Este investimento, destaca a percepção crescente da biotecnologia como uma solução promissora para alimentos e ingredientes sustentáveis. Até o momento, a CFG já levantou um total de £ 10 milhões em investimento para apoiar o desenvolvimento de sua plataforma.

A Clean Food Group obteve os direitos de propriedade intelectual e o processo de criação de uma alternativa ao óleo de palma. O produto foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar vinculada ao Departamento de Engenharia Química da Universidade de Bath.

Desde então, a CFG concentrou seus esforços na produção de óleo de palma por meio de fermentação, utilizando levedura e empregada com sucesso na indústria vinícola. Seu método é ambientalmente consciente, alimentado por fontes de energia renováveis e emprega resíduos seguros provenientes da indústria de alimentos para nutrir o processo de fermentação.

A CFG quer lançar novos produtos nos próximos anos, aproveitando o caminho regulatório menos rigoroso para não-transgênicos no Reino Unido e na União Europeia. Além disso, a empresa já estabeleceu parcerias com a Alianza Team e o Doehler Group para expandir sua produção de óleo de palma por fermentação em escala comercial, atualmente operando em volumes de 1.000 litros. Dessa forma, um dos objetivos imediatos é produzir lotes dos produtos necessários para aprovações regulatórias em aplicações cosméticas e alimentares até o final deste ano.

Aproveite e leia também:

Alltrueist lança coleção vegana pioneira na indústria da moda

Mercer Amsterdam lança tênis veganos com plástico reciclado e couro de abacaxi

Autoridades sauditas assinam acordos para impulsionar mercado à base de plantas

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Clean Food Group

Por Ana Cristina Gomes em 15 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores