A Inteligência Artificial tem se tornado uma importante aliada no incentivo à sustentabilidade e no enfrentamento dos desafios ambientais que enfrentamos no mundo atualmente. Empresas como Software de Analytics & Soluções (SAS) têm se engajado em projetos que utilizam tecnologia avançada para preservar o meio ambiente e combater os impactos das mudanças climáticas.
Em um cenário em que a Terra enfrenta alertas sobre a sobrecarga dos recursos naturais, como o registro do mês mais quente em 120 mil anos em julho, a IA se tornou uma ferramenta crucial para encontrar soluções eficientes.
Sustentabilidade
Um exemplo notável desse uso está ocorrendo no Centro de Estudos de Galápagos (CGS) da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em parceria com o SAS. Neste projeto, a IA está sendo aplicada para a proteção das tartarugas ameaçadas de extinção. Por meio do aplicativo ConserVision, desenvolvido pelo SAS, é possível utilizar o aprendizado de máquina e a visão computacional para analisar as imagens das tartarugas, obter informações valiosas sobre sua saúde, assim como migração ao longo do tempo.
Essas informações são fundamentais para a criação de estratégias de conservação mais eficazes e para monitorar a população das tartarugas de maneira mais precisa. Dessa forma, a IA está desempenhando um papel vital na proteção da biodiversidade e na preservação das espécies.
Inteligência Artificial
A utilização da Inteligência Artificial em projetos de sustentabilidade mostra como a tecnologia pode ser uma aliada na busca por um futuro mais sustentável. Assim, ao unir a IA com o conhecimento científico, é possível criar soluções inovadoras que beneficiem a sociedade como um todo.
Já a parceria entre o SAS e o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), têm realizado projetos voltados para a preservação do meio ambiente e para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Mapeamento da Amazônia
Um dos projetos em destaque é o mapeamento da Amazônia. Por meio do uso de 90 mil imagens de satélite da floresta, o SAS conseguiu mapear mais de 1 milhão de milhas quadradas da região. Esse mapeamento é extremamente útil para a detecção de desmatamento, alcançando uma precisão confiável de mais de 90%.
Outra aplicação da tecnologia do SAS é na prevenção de enchentes em Jacarta, capital da Indonésia. Essa cidade enfrenta desafios relacionados às inundações, e a inteligência artificial contribuí para o monitoramento dos dados em tempo real, permitindo a emissão de alertas.
Dessa forma, essas informações demonstram o potencial da Inteligência Artificial e da tecnologia de análise de dados, em ações para a proteção do meio ambiente e a prevenção de desastres naturais.
Aproveite e leia também:
NotCo cria simulador para determinar como os nutrientes são absorvidos
Aleph Farms torna-se a primeira na Europa a submeter carne cultivada para aprovação
Pesquisadores desenvolveram substituto para gelatina à base de plantas
Imagem ilustrativa de capa: Pexels