Greenwashing, é um termo utilizado para descrever práticas de marketing e publicidade empregadas por empresas que tentam se apresentar como ambientalmente responsáveis, sustentáveis e comprometidas com a preservação do planeta, quando na realidade suas ações estão longe disso.

Uma pesquisa da IDEC, que analisou mais de 500 produtos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, mostrou que cerca de 243 produtos (48%) praticavam greenwashing.

Greenwashing

O Greenwashing se trata de uma estratégia que visa melhorar a reputação de uma organização ao explorar a crescente demanda por produtos e serviços ecologicamente corretos, sem que haja uma verdadeira nessas práticas.

Muitas vezes, as empresas utilizam-se de afirmações vagas, palavras-chave ecológicas, assim como logotipos que remetem à natureza em suas campanhas publicitárias, levando os consumidores a acreditar que estão fazendo uma escolha sustentável ao optar por seus produtos ou serviços.

Por exemplo, uma empresa pode destacar apenas um aspecto positivo de um produto, enquanto ignora ou minimiza seus impactos negativos. Isso cria uma ilusão de sustentabilidade sem uma análise completa do ciclo de vida do produto.

Termos

Algumas empresas se aproveitam da falta de regulamentação clara em relação à rotulagem ambiental para fazer alegações enganosas. O uso de termos como “eco-friendly”, “amigo do ambiente” ou “100% natural” não é padronizado e não há critérios específicos para o uso desses termos. Isso permite que as empresas os utilizem livremente, mesmo que seus produtos não sejam realmente ecologicamente corretos.

O greenwashing não afeta apenas os consumidores, mas também prejudica as empresas genuinamente comprometidas com a sustentabilidade. Empresas que realmente investem em práticas ecológicas, produtos sustentáveis e redução de impactos ambientais muitas vezes ficam em desvantagem diante das empresas que praticam greenwashing.

Aproveite e leia também:

Basi.co lança queijo gorgonzola vegano

O documentário vegano ‘The Game Changers’ ganhará sequência

Veganismo e tecnologia: avanços que impulsionam o setor

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 22 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores