A UniVeg é uma feira vegana que acontecerá em Belo Horizonte no dia 10 de abril, das 10h às 17h, o evento tem como objetivo difundir as diversas faces do veganismo para que as pessoas possam conhecer mais profundamente a temática e tomar decisões que beneficiam a saúde e o planeta. 

A UniVeg terá diversas atrações: 24 expositores vendendo produtos veganos, bem como a presença da ONG Grupo Amor Pets com uma feira de adoção e flash tattoos da tatuadora Ana só Ana com opções de desenhos ligados ao veganismo. 

Além disso, o perfil da feira no Instagram também está sorteando caixas com unidades da Uai Tofu defumados, os vencedores serão anunciados no dia oito de abril nos stories. 

Caso já queira anotar na sua agenda para não perder o evento, o endereço completo da feira é o seguinte: Quintal Verde Pampulha – Av. Otacílio Negrão de Lima, 15190 – Pampulha. 

Ana Cristina Gomes, fundadora da UniVeg, é vegana há quatro anos e falou sobre a maior recompensa de ter criado a iniciativa: “É ver o Quintal Verde repleto de pessoas em uma tarde de domingo, se surpreendendo com os diversos sabores da comida vegana. Além disso, o público descobre que é possível consumir também cosméticos naturais, produtos sustentáveis e artesanato. É maravilhoso também poder ajudar no processo de adoção de vários animais resgatados e levados à feira pela ONG Grupo Amor Pets”. 

Pet do Grupo Amor Pets
Imagem de pet da ONG Grupo Amor Pets: Divulgação UniVeg (edição anterior)

O início da feira UniVeg

Ana Cristina explicou que tudo começou com uma semana vegana que aconteceu dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em outubro de 2018. Ana Cristina e sua amiga participaram como expositoras, mas se encantaram tanto com essa ideia que se uniram à idealizadora da semana para contribuir no projeto. 

Após a idealizadora sair do projeto, Ana e sua sócia resolveram criar a UniVeg: “Decidimos então, montar um projeto juntas que unisse o nosso desejo de difundir o veganismo e empreendermos dentro deste mercado. Seguimos, então, com o projeto para fora da universidade, levando ele para a Orla da Lagoa de Pampulha, no espaço Quintal Verde Pampulha”. A primeira edição da UniVeg aconteceu em junho de 2019. 

A sócia seguiu para outros projetos durante a pandemia. Agora, com o retorno dos eventos e atividades presenciais após dois anos, Ana Cristina traz outra edição da UniVeg. Ela destacou: “Estou muito animada com esse novo momento da UniVeg e ansiosa pelo que vem pela frente!”, mostrando sua paixão pela feira. 

Segundo a fundadora, o maior desafio foi a implantação do projeto, como decidir o local, divulgação, aluguel de barracas, mesas, bem como selecionar os expositores, após isso, tudo passou a fluir com tranquilidade. 

Com o total de 10 edições, a feira traz um público diverso: “O público da feira, em grande parte, não é vegano. Porém, muitas pessoas passaram a frequentar todas as edições porque descobriram o prazer de saborear uma alimentação vegana, livre de crueldade animal e consumir produtos naturais e sustentáveis de pequenos empreendedores”. 

Ana percebe que o mercado vegano está acelerando, por isso, é natural existirem mais eventos que promovam encontros entre produtores e consumidores (que podem ser veganos ou não). 

“Dentro da Univeg já tivemos parcerias de produtores com donos de empórios, por exemplo, o que faz com que o produto alcance um maior número de pessoas. Lembro como fiquei feliz a primeira vez que vi um produto que conheci na feira e, tempos depois, vi o mesmo produto na prateleira de um rede de supermercados em Belo Horizonte”, concluiu. 

Roda de conversa da UniVeg
Imagem da roda de conversa com Duda Salabert: Divulgação UniVeg (edição anterior)

Alguns dos expositores 

Vamos conhecer alguns dos expositores da feira? 

Li Las Aromaterapia 

A Li Las Aromaterapia produz cosméticos naturais e veganos, tendo vários produtos em seu portfólio como sabonetes, shampoos, hidratantes, séruns e acessórios.

conversamos com a empreendedora da marca, Livia Las Casas, que contou: “Quando trabalhamos de uma maneira tão integral com a natureza, não tem porque falarmos de sofrimento. Não precisa haver testes em animais para os cosméticos, mas é algo padronizado pela indústria farmacêutica. As substâncias que usamos não são tóxicas, isso já elimina um monte de necessidades de testes, os insumos animais são desnecessários tendo em vista o vasto mundo vegetal que nós temos”. 

Uai Tofu 

A Uai Tofu é uma marca de tofu orgânico que utiliza soja orgânica e não transgênica. 

Vegas 

O Vegas é um estabelecimento que se anuncia como “um pouco de tudo e tudo vegano”, é um restaurante, uma lanchonete e uma loja vegana. 

Vutter Brasil

A marca Vutter de manteiga vegana surgiu na Nova Zelândia, mas já está sendo produzida aqui no Brasil! O produto premiado no país estrangeiro, é feito totalmente à base de plantas com base de óleo de coco e contendo polifenóis de ação antioxidante e cúrcuma. 

Mandalas da Lua 

Muitas pessoas adoram decorar a casa! Uma das formas de deixar o quarto mais bonito é colocando um filtro dos sonhos, infelizmente, a maioria utiliza penas.

No caso da Mandalas da Lua, a empresa não faz uso desse item e utiliza lã acrílica, portanto, é vegana.
Além disso, também comercializa macramês e mandalas! 

“É incrível ver a crescente quantidade de produtos veganos no mercado e, após essa pandemia, percebi um grande aumento do número de produtos veganos em Belo Horizonte. Nesse retorno teremos muitos expositores novos. Fico muito feliz de ver tantos empreendedores abraçando o veganismo e a presença tão forte de mulheres no comando dessas marcas”, afirmou a fundadora. 

Para ficar atento as novidades e conhecer mais expositores acesse o Instagram da UniVeg

Gostou de conhecer a feira UniVeg? Aproveite e leia também: 

O Que é Veganismo e o Que é Ser Vegano?

Li Las Aromaterapia produz cosméticos naturais e veganos

Saiba tudo sobre a primeira feira de alimentos plant-based do Brasil

*Imagem de capa: Divulgação UniVeg

Por Amanda Stucchi em 4 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores