A Mewery, biotecnologia tcheca que desenvolve carne suína cultivada usando microalgas, recebeu um subsídio de quase € 200 mil do governo tcheco por meio do CzechInvest Technological Incubator.

Com os fundos, a Mewery realizará estudos abrangentes para aprimorar a eficiência de sua plataforma, visando à expansão. Os estudos se concentrarão na caracterização celular, explorando os metabólitos envolvidos no crescimento e analisando padrões de expressão genética (transcriptômica) para obter insights sobre processos celulares e interações.

“O investimento do CzechInvest é um endosso significativo à abordagem inovadora da Mewery para a carne cultivada. Esse conhecimento será essencial para projetar um processo de produção escalável eficiente, econômico e que atenda aos mais altos padrões de qualidade”, afirma Roman Lauš, fundador e CEO da Mewery.

Carne suína sem abate

Com sede em Brno e lançada por Roman Lauš em 2022, a Mewery é a primeira food tech europeia a desenvolver carne suína cultivada usando fatores de crescimento feitos a partir de microalgas.

Segundo a food tech, seu meio de crescimento estimula o crescimento celular mamífero, permitindo eliminar o controverso soro fetal bovino de sua plataforma. O novo soro livre aprimora o desempenho e reduz os custos de produção em 70%, levando a preços mais baixos para a carne cultivada.

A Mewery afirma que 1,5 bilhão de porcos são abatidos anualmente em todo o mundo – 48 porcos mortos a cada segundo. Como resultado, a indústria suína contribui com 14,5% de todas as emissões, superando as emissões produzidas por todo o setor de transporte. “Nosso objetivo é tentar reduzir esses números drasticamente”, declara Lauš.

Como prova de conceito de seu meio de crescimento inovador, a Mewery desenvolveu um protótipo de carne suína e microalgas. Além disso, no ano passado, a empresa apresentou o “primeiro hambúrguer cultivado” feito com células de carne suína e microalgas usando seu sistema de cultura bio-híbrido. A abordagem inovadora da Mewery recebeu apoio do acelerador dos EUA, Big Idea Ventures, e de investidores-anjo.

Com o subsídio do governo tcheco, a Mewery também coletará os dados necessários para obter aprovação de segurança das autoridades no futuro, incluindo dados sobre a composição nutricional da biomassa e os componentes do processo de produção.

A Mewery anunciou anteriormente que está se preparando para buscar aprovação para seus produtos exclusivos de carne suína fortificada com microalgas nos mercados dos EUA e Singapura nos próximos dois anos.

“Agradecemos ao CzechInvest pelo apoio. Com o respaldo deles, temos confiança de que a Mewery pode fazer contribuições significativas para a indústria de carne cultivada e oferecer aos consumidores uma alternativa sustentável, ética e mais saudável à carne suína convencional e além.”

O CzechInvest apoia e auxilia negócios e investimentos para posicionar a República Tcheca como líder europeia em inovação, conectando tendências globais com as diferentes regiões do país.

Leia também:

Chunk Foods capta US$ 7.5 milhões

Foodtech Manioca recebe investimento da Ajinomoto

Tendências de ingredientes que serão destaque em 2024

Por Vitor Di Renzo em 26 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores