Você sabia que a Horizon Europe lançou um fundo para produtos plant-based com o valor de € 32 milhões, visando investigar as alternativas de proteínas veganas? Com o programa I&D e inovação, que durará até 2027, e um orçamento de € 95,5 milhões no total, a Horizon Europe tem o objetivo de combater as alterações climáticas, ajudando a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e também aumentar a competitividade e o crescimento da União Europeia. 

Segundo a página da Horizon Europe, esse programa traz diversos benefícios: “Cria empregos, envolve plenamente o pool de talentos da UE, estimula o crescimento econômico, promove a competitividade industrial e otimiza o impacto do investimento em um Espaço Europeu de Pesquisa fortalecido. Podem participar entidades jurídicas da UE e de países associados”.

Esse pacote de investimentos veio depois de um pedido da Good Food Institute Europe, Proveg e mais vinte organizações, que buscavam que a Comissão Europeia investisse nas alternativas sustentáveis de proteínas, fomentando seu desenvolvimento e pesquisa. Sobre essa questão, Acacia Smith,  gerente de políticas na Good Food Institute, disse ao Food Bev: “O financiamento da Horizon Europe para pesquisa de acesso aberto irá desencadear uma inovação real em alimentos de origem vegetal, carne cultivada e fermentação. Ao tornar essas opções mais saborosas e acessíveis, e garantir que os agricultores façam parte da transição, este investimento acelerará a transição da Europa para um sistema alimentar sustentável, seguro e justo”. 

Fundo para produtos plant-based no Brasil: possibilidades para sua startup

Agora se você busca investimento para sua startup de alimentos plant-based no Brasil, fique tranquilo, como já falamos aqui no Vegan Business, investidores brasileiros já apostaram em startups veganas. Um dos exemplos é a Beleaf, que em 2019 recebeu um investimento através da rede Anjos do Brasil, essa rede é uma organização sem fins lucrativos que visa fomentar o crescimento do investimento anjo e, assim, apoiar o empreendedorismo de inovação no país. Nela, ocorre o compartilhamento de oportunidades de negócios para os Investidores Anjos e também para os empreendedores. 

Outra notícia, essa mais recente, é que o fundo Veg Capital fez o primeiro investimento brasileiro na marca de chocolates Super Vegan. No conteúdo completo também deixamos a página do pitch da Veg Capital, para você que está procurando um investimento para sua startup, nela também tem dicas para você fazer um argumento eficaz. 

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

E não para por aí, o Vegan Business também está preparando algo bem interessante para o mercado plant-based nacional, em breve traremos novidades.

Sobre as missões da Horizon Europe

A Horizon Europe tem cinco missões, sendo as seguintes: 

  • Adaptação às mudanças climáticas, incluindo a transformação social; 
  • Cidades neutras e inteligentes para o clima; 
  • Saúde do solo e alimentação; 
  • Oceanos, mares costeiros e águas interiores (como: rios, canais e lagos) saudáveis;
  • A luta contra o câncer. 

Conforme dito no site: “Cada missão funcionará como um portfólio de ações – como projetos de pesquisa, medidas políticas ou mesmo iniciativas legislativas – para atingir uma meta mensurável que não poderia ser alcançada através de ações individuais”. 

Aproveite e leia também:

Tendências em investimentos veganos 

Investimentos em startups veganas cresce

*Imagem de capa: Unsplash

Por Amanda Stucchi em 22 de junho