Hoje é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), comemorado em 5 de outubro, e trouxemos alguns negócios que cresceram durante a pandemia.
Mas, antes disso, você sabe qual a importância das pequenas empresas para o país? Segundo uma informação da Agência Brasil , as micro e pequenas empresas (MPE), em junho de 2021, trouxeram um saldo positivo de mais de 216 mil empregos, esse montante equivale a 70% do total de empregos gerados no território nacional.
Conforme um levantamento do Sebrae, no primeiro semestre de 2021 houve um crescimento no número de micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais (MEI) com relação ao mesmo período de 2020. As microempresas tiveram um aumento de 46%.
Portanto, falaremos sobre 5 tipos de negócios que cresceram durante a pandemia, para você se inspirar caso tenha o desejo de empreender e abrir sua micro e pequena empresa.
1# Produtos de skincare
Você já pensou em criar um negócio de produtos de beleza para a pele?
Esse foi um tipo de negócio que cresceu durante a pandemia, segundo informações do Estadão. Conforme o relatório Skin Care in Brazil da Euromonitor International os motivos são:
- As pessoas estão (em sua maioria) passando mais tempo em casa
- Há maior consciência a respeito da importância do bem-estar
- Rotinas de autocuidado são uma maneira de se sentir melhor durante a crise do coronavírus
O Painel de Dados de Mercado da Associação brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPCEC) também trouxe o dado de que esse segmento teve um crescimento de 21,9% em 2020.
Portanto, se sua ideia é abrir um negócio de produtos de beleza veganos esses são fatores a se considerar.
2# Desenvolvimento de games para celular
Se você tem vontade de abrir uma empresa de jogos se prepare: essa área bombou durante a pandemia.
Esse mercado tem uma previsão de lucro de até R$ 1,7 trilhões (US$ 200 bilhões) até o ano de 2023, conforme um estudo da Newzoo relatado no IG.
Por conta do isolamento social e do maior tempo em casa, as pessoas passaram a jogar mais.
3# Cursos on-line
Qual a sua habilidade?
Independente de qual seja, você pode ensiná-la as outras pessoas através de plataformas on-line.
Conforme o G1, a procura pelos cursos on-line aumentou durante a pandemia, é dito também que a plataforma de venda de cursos Hotmart teve um aumento no volume de novas compras em 161%, entre maio de 2019 e o mesmo mês do ano passado.
4# Delivery de comida
Se você consegue preparar refeições gostosas, o delivery de comida é uma demanda do mercado.
Segundo uma pequisa da Mobilis, publicada no Istoé Dinheiro, os aplicativos Rappi, iFood e Uber Eats apresentaram um crescimento de 103% no primeiro semestre de 2020.
Ainda, a Goomer (startup de soluções digitais para restaurantes) relatou para a CNN um aumento de 29% nos pedidos do delivery no estado de São Paulo com o endurecimento da Covid-19 em março desse ano.
5# Clubes de assinatura
Eu aposto que você adora receber as encomendas que comprou pelo correio.
Já pensou em alegrar as pessoas dessa mesma maneira criando um Clube de Assinatura?
Esse é um serviço em que os assinantes recebem todos os meses uma seleção de produtos, existem diversos tipos deles: livros, vinhos, cosméticos…
Segundo uma pesquisa do e-commerce Betalabs, informada pela CNN, esse setor apresentou um crescimento de 60% em 2020, comparado ao ano anterior, com uma média de mais de 600 novos assinantes diários.
Ficou com vontade de iniciar seu próprio negócio? Conheça mais ideias:
Ideias de Negócios: As 10 Melhores Para Empreender em 2021
*Imagem de capa: Pexels
Compartilhe: