A Startup Forsea Foods é a pioneira em carne cultivada de frutos do mar e recentemente anunciou que está produzindo carne de enguia. 

A empresa afirma que pode cultivar qualquer marisco, mas escolheu começar reproduzindo um peixe de água doce: a enguia.

Foi avaliado que em 2040 o mercado das carnes cultivadas estará valendo U$ 400 bilhões e empresas de todo o mundo estão apostando na nova alternativa de produção de carne sem sofrimento animal. 

Entenda como as carnes são feitas na Forsea Foods

O Cofundador da Forsea Foods, que tem sede em Israel, garantiu que as carnes dos frutos do mar têm a mesma textura e sabor que as carnes originais (carne animal) e ainda são produzidas de maneira sustentável. 

A tecnologia utilizada é conhecida como organoide, o biotecnólogo Iftach Nachman, cofundador e desenvolvedor da tecnologia da Forsea explica como é feito o processo. 

“Envolve a criação de um ambiente ideal para que as células dos peixes formem sua composição natural de gordura e músculo nativos espontaneamente. Eles crescem como uma estrutura de tecido tridimensional da mesma forma que cresceriam em um peixe vivo”.

Escolha da carne de enguia 

As enguias não podem ser criadas em cativeiros e com a demanda de consumo crescente a pesca passou a ser a única forma de capturar o animal. A exploração da enguia fez com que a espécie diminuísse em 95%. 

A Forsea afirma que a carne cultivada é uma alternativa capaz de romper com este paradigma e ainda fornecer um alimento de maneira limpa, sustentável e sem sofrimento animal. 

Conheça outros tipo de carne cultivada

Carne de cordeiro cultivada é a aposta da Startup Australiana Magic Valley

A empresa ainda é a pioneira em todo o mundo a produzir a carne utilizando a tecnologia de células iPS.

IPS

São células-tronco pluripotentes induzidas, o desenvolvimento é feito a partir de outras células (animais), através disso é possível recriar de músculos e gordura idênticos aos do animal, sem que haja qualquer tipo de sacrifício.

Gostou da matéria? Leia também:

Mycel, startup sul-coreana, levanta US$ 10 milhões para biomateriais de micélio

Taco Bell testa carne plant-based em 50 unidades de cidade do Alabama

Startup leva catchup de grão de bico para última edição feira agropecuária

*Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Forsea Foods

Por Gabriela Catan em 8 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores