A 2 Foods, marca japonesa de alimentos à base de plantas, levantou US$ 4,4 milhões em uma rodada da Série A, o objetivo é expandir os alimentos plant-based na região. O investidor foi a Kagome Corporation, fabricante e distribuidora de alimentos feitos com tomate. 

Segundo o Vegconomist, a investidora é um parceiro estratégico para construir os negócios da marca 2 Foods, já que possui uma posição dominante no Japão e na Ásia, com 60% da participação no mercado doméstico japonês para os produtos de tomate, ketchup, vegetais e sucos de frutas. 

Anteriormente, a empresa TWO (que está por trás da 2 Foods), realizou uma parceria com a Kagome em abril do ano passado para desenvolver produtos em um ambiente de inovação. 

Uma das metas para esse ano é colaborar com várias empresas para criar ingredientes e produtos plant-based. 

A empresa escreveu em sua página

“Para o futuro da terra e da saúde humana, a evolução da alimentação como uma indústria ética e sustentável tornou-se uma questão urgente. Nós da 2 Foods temos o ‘gostoso’ como fator-chave mais importante para promover o futuro. 

O apetite de uma pessoa não pode ser satisfeito apenas por razões racionais que podem ser pensadas e convencidas. Comer é uma parte essencial da vida, mas também é entretenimento. Os cinco sentidos estimulam seu apetite”. 

O portfólio da marca é composto por pratos de refeição, donuts, saladas, bebidas e doces. 

Produtos da 2 Foods

Imagem: Reprodução 2 Foods / via Instagram @2foods.official

Visão do investidor para expandir os alimentos plant-based da marca

O presidente e CEO da Kagome Corporation, Sr. Satoshi Yamaguchi, falou em um comunicado

“Estamos fascinados com os recursos de planejamento e desenvolvimento de cardápio da TWO, bem como os recursos de disseminação de informações dos cafés e restaurantes que a empresa desenvolve. O negócio de alimentos à base de plantas que ambas as empresas desenvolverão no futuro impulsionará a expansão do mercado. 

Fizemos o investimento porque achávamos que podíamos contribuir para a saúde física e mental dos nossos clientes. Agora, as duas empresas vêm discutindo e prototipando vários produtos para desenvolver um delicioso alimento à base de plantas que surpreenderá os clientes”. 

Fachada da 2 Foods

Imagem: Divulgação 2 Foods

Mercado japonês: ponto de vista histórico

Você quer saber qual é a situação dos alimentos plant-based no Japão? 

O veículo japonês Nippon apontou que, apesar das carnes à base de plantas não terem uma adoção generalizada no país, foi possível perceber uma tendência de lançamentos desses produtos entre 2019 e 2020, principalmente pelas startups e grandes produtoras de alimentos. 

É interessante notar que o Japão passou a consumir mais carne devido às influências ocidentais. Marta Zaraska, escritora do livro MEATHOOKED, detalhou que na época medieval o país era praticamente vegetariano, por conta das religiões budistas e xintoístas que promoviam a alimentação baseada em vegetais, bem como uma escassez de terras aráveis e proibições do governo relacionados ao consumo da carne. 

Algumas influências foram quando os holandeses levaram a ideia de que a carne é saudável para o país no século dezoito, bem como durante a ocupação estadunidense na Segunda Guerra Mundial, já que os japoneses viram os americanos comendo carne, como hambúrgueres, bifes e bacon. 

Conforme a sociedade vegetariana japonesa, haviam 9% de vegetarianos no Japão no ano de 2019. Já o número de veganos era de 2,7%, estimado pela NPO Animal Rights Center em 2016. 

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*Imagem de capa: Divulgação 2 Foods / via comunicado de imprensa

Por Amanda Stucchi em 3 de fevereiro
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