Enquanto muitos artigos na mídia convencional continuam a relatar o declínio do veganismo, as experiências de algumas empresas contradizem essa narrativa.
Embora 2023 tenha visto uma queda nas vendas de produtos plant-based por diversos motivos, incluindo a crise do custo de vida, o que os artigos sensacionalistas na imprensa convencional deixam de mencionar é que muitos negócios no Reino Unido e na Europa estão desfrutando de sucesso consistente e exponencial.
Como Marco Bertacca, CEO da Quorn Foods, disse ao vegconomist hoje: “A categoria, como muitas outras, teve uma desaceleração, mas não devemos esquecer que isso ocorre no contexto de vários anos consecutivos de crescimento incrível. As razões pelas quais as pessoas optam por alimentos sem carne ainda estão presentes e tão prevalentes quanto antes. Os consumidores ainda são apaixonados por sua saúde, pelo planeta e pelo bem-estar animal. É por isso que acreditamos que a categoria voltará a crescer, à medida que as pressões econômicas diminuam e o mercado continue a se restabelecer.”
Bertacca acrescenta de maneira pertinente: “Estamos esperando que a categoria se recupere e se reconstrua este ano, definitivamente caminhando de volta para o crescimento à medida que a confiança do consumidor retorna.”
Aqui, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de negócios que estão prosperando ao focar em opções plant-based.
“Mudança na conscientização do consumidor”
A empresa de catering Sodexo no Reino Unido e Irlanda anunciou esta semana que suas vendas de refeições sem carne aumentaram novamente em 2023, representando agora 11% das refeições vendidas — um aumento em relação aos 10% em 2022. Essa porcentagem foi ainda maior em algumas regiões, atingindo 19% no East Midlands, 18% no North West e 16% na Irlanda. 15% das refeições vendidas em Londres e 13% no País de Gales também eram sem carne.
A Sodexo credita sua ampla variedade de refeições plant-based — incluindo Curry de Grão-de-Bico do Sul da Índia, Masala de Batata e Couve-flor, e Tofu Teriyaki Japonês — pelo aumento. A empresa comprometeu-se a tornar 33% das refeições em seus cardápios à base de plantas até 2025, como parte de seu plano de sustentabilidade Net Zero.
“O aumento na preferência por opções sem carne entre nossos clientes é um testemunho tanto à mudança na conscientização do consumidor quanto ao trabalho feito por nossos talentosos chefs para reformular cardápios e criar novas receitas deliciosas voltadas para plantas”, disse Claire Atkins Morris, Diretora de Sustentabilidade da Sodexo no Reino Unido e Irlanda. “Com uma ampla variedade de opções saborosas e nutritivas disponíveis em nossos locais de clientes, é importante que nossos consumidores possam tomar decisões bem informadas sobre a comida que consomem.”
“Não está funcionando”
Will Moxham, fundador da marca de kits de refeições plant-based Planthood, recentemente compartilhou no LinkedIn que a empresa viu um aumento de 500% em novos clientes neste mês em comparação com janeiro do ano passado. Ele também anunciou que a Planthood cresceu 400% a cada ano desde o seu lançamento, descrevendo a demanda por opções à base de plantas integrais como “enorme”.
Enquanto isso, a gigante francesa de processamento de alimentos Tereos recentemente relatou um crescimento de 50% nas vendas de sua marca plant-based Ensemble, anunciando que pretende aumentar as vendas em dez vezes nos próximos cinco anos. A marca desafiante do Reino Unido, SHICKEN, também espera alcançar cinco vezes seu crescimento atual após garantir um contrato no Sprouts Farmers Market nos EUA.
“Se eu tiver uma mensagem para a mídia, compradores de supermercados, investidores e todos os outros que estão fazendo o possível para frear o movimento plant-based, é esta: Não está funcionando”, disse Moxham. “A saúde humana e a crise climática são os MAIORES problemas de nossa geração. Eles são importantes agora e serão ainda mais importantes no futuro. A alimentação plant-based é uma solução genuína para ambos, e acredite em mim, os consumidores já perceberam isso (eles são mais inteligentes do que você pensa). Se você acredita em algo diferente, está dormindo no volante.”
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