Duas empresas dinamarquesas, Beyond Leather Materials e a fabricante de móveis TAKT, se uniram para lançar móveis de alta qualidade que combinam o design escandinavo com materiais sustentáveis.
Após anos de parceria, as empresas apresentaram oito modelos de cadeiras da TAKT com estofado feito com Leap, uma alternativa ao couro desenvolvida pela Beyond Leather Materials, feita a partir de resíduos de maçã e certificada como vegana. Esta colaboração marca a primeira vez que o material Leap é utilizado em móveis, além de ser a primeira opção de estofado vegano oferecida pela TAKT.
“Na TAKT, buscamos criar móveis que sejam bons para o planeta e para as pessoas, e o Leap se encaixa perfeitamente nessa visão”, disse Michael Lysemose, desenvolvedor de produtos da TAKT. “Queríamos oferecer uma opção sem origem animal, mas que mantivesse a alta qualidade e os nossos princípios de design, e o Leap atendeu a essas expectativas.”
Móveis com transparência
Produzido a partir de resíduos de maçã locais, o Leap é um material renovável, composto por 91% de conteúdo biológico certificado pelo USDA. Ele oferece um acabamento de alta qualidade sem comprometer a durabilidade, além de reduzir significativamente as emissões de CO2 em comparação com cadeiras de couro tradicionais.
Cada cadeira com estofado Leap tem seus dados de emissões de CO2 validados por terceiros, permitindo que os consumidores façam escolhas informadas e responsáveis. Por exemplo, a Cross Chair, uma das mais vendidas pela TAKT, com estofado Leap, gera 30,23 kg de CO2, enquanto a versão em couro gera 64,58 kg, o que representa uma redução de 53,20% nas emissões. Além disso, os produtos com Leap possuem o selo ecológico da UE, evidenciando seu impacto ambiental reduzido.
“Na TAKT, nossa missão é ser transparente sobre os esforços que fazemos. Acreditamos em certificações externas reconhecidas para garantir que cada peça que criamos tenha fundamento. Por isso, calcular o impacto ambiental e obter o selo ecológico da UE foram passos essenciais para incorporar o Leap em nossos designs”, acrescentou Lysemose.
Materiais sem origem animal
Fundada em 2017, em Copenhague, a Beyond Leather Materials tem como objetivo ser uma das principais fornecedoras de materiais da nova geração, capazes de substituir o couro animal e o sintético. A empresa busca “transformar resíduos em algo valioso, criando materiais de alta qualidade a partir de recursos desperdiçados.”
Mikael Eydt, cofundador e CEO da Beyond Leather, afirmou que o processo de incorporar o Leap nos produtos da TAKT envolveu superar diversos desafios, o que levou a ajustes no material para atender aos rigorosos padrões da indústria de móveis.
Após expandir a produção, o Leap está disponível em rolos de 1,5 metro de largura, em cinco cores padrão e quatro texturas, com mais opções previstas. O material é versátil, adequado para aplicações que vão desde moda até móveis e automóveis.
“Nossa colaboração com a TAKT se baseia no princípio comum de celebrar a transparência em todas as etapas dos nossos negócios. Foram dois anos de conversas, então é muito gratificante finalmente ver o Leap aprimorar os designs atemporais da TAKT como uma opção de estofado sem origem animal.”
As cadeiras com estofado Leap já estão disponíveis para o público, atraindo tanto consumidores individuais quanto compradores comerciais que buscam alternativas sustentáveis ao couro.
Confira a matéria publicada na Vegconomist.
Leia também:
Oatly se torna parceira oficial de leite de aveia da Black Sheep Coffee
MicroLub capta £3,5 milhões para substituir gordura em alimentos vegetais de baixa caloria
Anderson Rodrigues lança imersão de empreendedorismo veg em São Paulo
Compartilhe: