A NotCo, NUDE., Positive Company e a Vida Veg se uniram em uma parceria estratégica para formar a Base Planta, uma associação dedicada a fortalecer o setor e otimizar a estrutura fiscal da indústria de alimentos à base de plantas no nosso país.

O principal objetivo dessa iniciativa é promover igualdade tributária no mercado, que atualmente enfrenta desafios em relação à indústria de alimentos de origem animal.

Mercado à base de plantas

Os fundadores das empresas enfatizam que existem grandes diferenças tributárias, com taxas de imposto que variam de acordo com a fonte de proteína.

De acordo com o The Good Food Institute, o mercado de produtos à base de plantas deve atingir cerca de US$ 370 bilhões até 2035.

De acordo com Thiago Augusto, diretor financeiro da NotCo, em conversa com o Startups: “Ao analisar pesquisas de mercado, identificamos que os principais motivos das pessoas não comprarem produtos plant-based são o preço e produtos inacessíveis. A associação surge como uma união de forças para tentar democratizar esta indústria o mais rápido possível, com um olhar especial para a questão fiscal e tributária, que ainda é bastante embrionária no Brasil”.

Base Planta

Atualmente, no Brasil, ainda não há uma regulamentação específica para produtos à base de plantas, resultando assim em uma série de tributações que dificultam o acesso a essas mercadorias. Por exemplo, o leite vegetal é tributado com uma taxa de PIS/COFINS de 9,25%, enquanto o leite de origem animal, não carrega essa taxa.

A Base Planta tem como objetivo ser o representante do mercado à base de plantas no Brasil, buscando principalmente a igualdade tributária com os produtos de origem animal. O grupo trabalhará em estreita colaboração com autoridades, fornecedores, reguladores, governos e outros parceiros comerciais para estabelecer um diálogo construtivo. O objetivo é alcançar preços mais justos, tornando os produtos à base de plantas mais acessíveis, impulsionando assim o crescimento e o desenvolvimento desse setor.

O objetivo é alcançar preços mais justos e condições favoráveis que esses produtos sejam mais acessíveis, impulsionando assim o crescimento e o desenvolvimento do setor.

Aproveite e leia também:

Futuro Aveia: Fazenda Futuro entra no mercado de laticínios vegetais

Optimized Foods transforma grãos de café em caviar cultivado

A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Base Planta

Por Ana Cristina Gomes em 17 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores