A Ecovative, empresa norte-americana de tecnologias sustentáveis baseadas em micélio, tornou sua patente europeia para os materiais à base de micélio MycoComposite™ sem plástico acessível a todos na Europa. Esta iniciativa oferece uma alternativa sustentável aos plásticos e produtos químicos químicos, com potencial para reduzir as emissões de carbono em diversos setores.
Materiais à base de micélio
De acordo com a Ecovative, a patente já está sendo utilizada globalmente em setores como embalagens, materiais de construção e arquitetura. Há um interesse crescente nas aplicações do MycoComposite na Europa, e a Ecovative está otimista sobre o potencial das patentes.
A notícia surge meses após a Ecovative ter obtido um financiamento de 30 milhões de dólares na Série E, pretende expandir o seu negócio Forager e se tornar um dos principais fornecedores globais de produtos têxteis e espuma sustentáveis.
A empresa afirma que suas diversas tecnologias podem superar o desempenho do plástico, couro e até mesmo carne. Além disso, a MyForest Foods, desenvolve alternativas de bacon à base de micélio e levantou US$ 15 milhões com o objetivo de expandir nos EUA.
De acordo com o cofundador e CEO da Ecovative, Eben Bayer: “O objetivo da Ecovative sempre foi fornecer as ‘picaretas e pás’ para uma nova geração de empresas que percebem o potencial da tecnologia de micélio. A crescente procura por produtos e processos ambientalmente benéficos está a criar imensas novas oportunidades não para reinventar a roda, mas para mudar a composição da roda, e estamos entusiasmados por ver as novas descobertas e soluções escaláveis feitas com esta tecnologia versátil, para o benefício da nave espacial Terra.”
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
32,2% dos australianos reduziram o consumo de carne no último ano
Extracelular revela a maior instalação para carne e frutos do mar cultivados
Sustentabilidade: como cada indivíduo pode fazer a diferença
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Ecovative