A Typcal, foodtech brasileira de produtos à base de plantas, registrou um crescimento de 50% em 2022!

Em 2022, algumas startups asseguraram seus negócios e demonstraram valor na maneira de atuação, alavancando investimentos e expandindo operações.

Recentemente, o ex-treinador de voleibol Bernardinho integrou o quadro societário da empresa ao lado de Bruninho, seu filho e jogador da Seleção Brasileira de Vólei.

Alimentos à base de plantas

De acordo com Paulo Ibri, CEO da Typcal, o crescimento da foodtech em 2022 foi impulsionado pela linha Mini Crispy e Crispy Chicken, empanados à base de ervilha.

“A proposta é desenvolver produtos práticos e saborosos, com ingredientes de qualidade e que faça parte do cotidiano dos brasileiros. Com a situação econômica mais estável, esperamos triplicar de tamanho e lançar duas linhas de produtos que ainda não existem no Brasil.”, afirma Ibri.

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Tendo como principal motivador a saúde, os flexitarianos são o principal público alvo da indústria de alimentos plant-based, cujo crescimento foi de 11% nos últimos cinco anos. Para 2025, o setor projeta faturar mais de 130 milhões de dólares.

Clean label

A Typcal utiliza somente a proteína de ervilha em seus produtos, matéria-prima saudável, não transgênica, com alto teor proteico e com equilíbrio de aminoácidos. Além disso, a foodtech não utiliza conservantes nem corantes artificiais em suas formulações.

A linha de condimentos é a única 100% natural do Brasil, sem adição de açúcares ou sódio, e a linha de maioneses é totalmente à base de ervilha.

De acordo com a empresa: “A Typcal busca oferecer um leque de opções alimentares plant-based a todos os que buscam reduzir ou cortar de vez o consumo de proteína animal em suas dietas, com foco na saudabilidade. Prezamos pela qualidade nutricional e a transparência na lista de ingredientes, com informação clara e direta”.

Fundada em 2019, com o nome de 100 Foods, a startup teve sua primeira rodada de captação em abril de 2020, atingindo 720 mil reais entre investidores anjo e crowdfunding. Ao longo de 2020 e 2021, a marca expandiu para outros territórios e criou uma linha de produtos análogos à carne. O portfólio da empresa conta com opções como, por exemplo: Empanados à base de ervilha (mini e formato hambúrguer), hambúrguer, ketchup, mostarda, barbecue e maioneses.

Sobre a Typcal

A Typcal é uma foodtech voltada para o consumo de alimentos saudáveis. Seus produtos são muito saudáveis, zero calorias, zero açúcar, zero sódio, sem conservantes, corantes artificiais, bem como sem ingredientes de origem animal.

Em 2022, a empresa finalizou a rodada seed, captando R$4 milhões, tendo a Futurum Capital como líder, realizou um rebranding, com uma mudança no nome, assim como o visual da marca.

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Imagem ilustrativa de capa: Instagram Typcal

Por Ana Cristina Gomes em 8 de março