De acordo com um relatório da ResearchAndMarkets.com, o mercado global de bebidas plant-based atingirá US$ 46,5 bilhões até 2028!

As bebidas plant-based são produzidas a partir de grãos e sementes, como por exemplo: Leite de arroz, soja, aveia, castanha-de-caju, coco, entre outros. Esses leites vegetais costumam possuir baixo valor calórico, são ricos em proteínas, vitaminas A e D, complexo B e DHA ômega-3 ou probióticos.

A alternativa ao leite tracional, consiste em uma combinação de gorduras mono e poliinsaturadas. Como resultado, as bebidas vegetais ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes.

Tendências do mercado de bebidas plant-based

A crescente preocupação com a saúde e com o meio ambiente, está impulsionando ainda mais esse mercado. Além disso, o crescente número de pessoas com intolerância à lactose e vários tipos de alergias alimentares, também favorecem o crescimento do mercado.

Os leites vegetais são uma fonte de nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas que ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares (DCVs), melhorando a imunidade e fortalecendo a saúde óssea.

Adicionalmente, o aumento da demanda por suplementos plant-based na indústria de esportes e nutrição está impactando positivamente esse mercado.

Segmentação

O relatório fornece uma análise das principais tendências do mercado de bebidas plant-based, junto com previsões para o setor de 2023-2028.

A s principais tendências de matéria-prima, incluem por exemplo: Leite à base de soja, coco, amêndoa, arroz, aveia, cânhamo, avelã, caju e à base de linho.

O cenário competitivo também foi examinado, incluindo empresas como: Blue Diamond Growers Inc, Califia Farms LLC, Danone SA, Drink Koia Online, Kikkoman Corporation, Organic Valley, Pacific Foods of Oregon LLC (Campbell Soup Company ), PureHarvest, Ripple Foods, SunOpta Inc. e The Coca-Cola Company.

Mercado de bebidas vegetais no Brasil

No Brasil, diversas marcas de leites vegetais já esão presentes nas prateleiras dos supermercados!

Purifica, por exemplo, possui dois tipos de leites vegetais: bebida de coco  e bebida de castanha-de-caju e aveia. A lista de ingredientes da marca é pequena, priorizando as matérias-primas naturais.

Tal da castanha possui um extenso portfólio, com produtos como: Leite de castanha do caju, castanha do caju e castanha do pará, castanha de caju com coco, castanha de caju e cacau, entre outros.

Para conhecer mais marcas de leites vegetais, recomendamos a leitura de 35 das melhores marcas para você escolher.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Selo verde: Confira os benefícios do rótulo ambiental

Ed Sheeran lança molho picante vegano em parceria com a Heinz

WNWN levanta US$ 5,6 milhões para chocolate sem cacau

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 3 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores