Você quer conhecer um ebook gratuito com receitas veganas para as festas de fim de ano? A Sinergia Animal, organização internacional de proteção animal, lançou esse material para auxiliar os consumidores interessados por alimentação consciente.
O ebook está disponível para download gratuito no site da organização e conta com nove receitas vegetais, com dicas para os veganos e para quem for recebê-los em casa. Além de servir para todos aqueles que desejam experimentar, pela primeira vez, uma celebração de final de ano livre de crueldade e mais saudável do que a carne de origem animal.
Por que a instituição elaborou um ebook gratuito com receitas veganas?
A ONG realizou parceria com influenciadores e blogueiros como Olives For Dinner, Healthy Little Vittles, Danza de Fogones, Mira Weiner e Maca Bites para elaborar dicas sobre como montar a melhor tábua de aperitivos veganos, entradas, acompanhamentos e pratos principais como seitan bourguignon, nhoque de abóbora e sobremesas como panacota com coulis de morango.
Aline Baroni, Diretora de Comunicação da Sinergia Animal, contou:
“Sabemos que a construção de um mundo mais justo com os animais, os humanos e o meio ambiente é crucial e, por isso, criamos este livro com receitas veganas deliciosas que impressionará qualquer convidado com seus novos sabores. Mas é muito mais do que só comida saborosa. É uma ferramenta poderosa para inspirar nossa sociedade a se comprometer com o verdadeiro espírito de Natal e Ano Novo”.
No mundo inteiro, a alimentação vegetal tem crescido conforme mais pessoas se conscientizam sobre os impactos ambientais, a crueldade animal e a própria saúde. Estudos indicam que a alimentação vegana, em oposição à dieta com produtos de origem animal, é a maneira mais eficaz de reduzir o impacto individual sobre o meio ambiente.
Aline também destacou: “A crise climática é iminente e nós precisamos parar de consumir produtos de origem animal, que são, de longe, os alimentos que mais poluem e desperdiçam recursos. Se não fizermos o melhor que podemos agora, especialistas temem que possa ser tarde demais”.
Um estudo sobre veganismo, publicado em 2018, descobriu que eliminar produtos de origem animal da dieta reduz drasticamente o impacto individual nas emissões de gases de efeito estufa, na acidificação dos oceanos e no uso de terras e água. O relatório indica que 83% das terras agricultáveis são utilizadas para a pecuária, que produz apenas 18% das calorias alimentares e 37% das proteínas consumidas globalmente.
Para produzir produtos de origem animal, a indústria agropecuária utiliza aproximadamente 50% de toda a terra habitável do planeta. Isso não só possui um impacto enorme sobre o meio ambiente, como uma imensidão de hectares de terra são frequentemente devastados e populações indígenas são expulsas para abrir espaço para a pecuária intensiva.
A Diretora de Comunicação afirmou: “Manter uma alimentação vegetal é também um compromisso com a justiça pelos povos indígenas e do campo que têm sido, em muitos países, profundamente ameaçados pelos avanços de grandes corporações exportadoras de carne e soja utilizada para alimentar animais da pecuária”.
Para acessar o ebook, é possível fazer o download pelo link: As melhores receitas veganas para o Natal e o Ano Novo.
Imagem: Divulgação Sinergia Animal
Sobre a Sinergia Animal
A Sinergia Animal é uma organização internacional que opera no Brasil e em outros países da América Latina, bem como no Sudeste Asiático. Sua missão é reduzir o sofrimento dos animais na pecuária e promover escolhas alimentares mais compassivas.
A instituição é reconhecida como uma das ONGs de proteção animal mais efetivas do mundo pela Animal Charity Evaluators (ACE).
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
4 receitas de queijo vegano: incríveis e fáceis de fazer
Receita Urban Farmcy: Almôndegas plant-based com molho picante
*Imagem de capa: Pexels
Compartilhe: