A startup italiana de queijos plant-based, Dreamfarm, anunciou sua expansão para a Bélgica, com lançamento nas lojas Delhaize a partir de 14 de março. A expansão segue o lançamento “incrivelmente bem-sucedido” da empresa no mercado italiano.
A Dreamfarm oferece produtos à base de amêndoas que proporcionam alternativas saudáveis ao queijo. Enquanto muitos queijos plant-based são feitos predominantemente com óleo de coco, que é rico em gordura saturada, os produtos da Dreamfarm têm pouca gordura saturada e um Nutriscore de A.
O produto principal da empresa é uma alternativa líquida à mozzarella, que é feita usando uma técnica de processamento proprietária e é a primeira mozzarella plant-based a obter status líquido certificado pelo governo italiano. A Dreamfarm também desenvolveu um creme de queijo plant-based.
“Após dois anos de testes, estamos muito satisfeitos com os primeiros produtos que estamos levando ao mercado”, disse o co-fundador Mattia Sandei. “Não foi fácil criar alternativas saudáveis plant-based para dois produtos icônicos italianos mantendo uma textura semelhante. Conseguimos graças à fermentação, um processo natural inspirado no queijo lácteo, mas aplicado a ingredientes plant-based.”
“Incrivelmente positivo”
Após o lançamento na Delhaize, a Dreamfarm planeja abordar pizzarias e restaurantes que possam estar interessados em usar o queijo plant-based. Expansões para Alemanha e Holanda também estão planejadas para os próximos meses.
O rápido crescimento da Dreamfarm foi possibilitado por um investimento de € 5 milhões dos empresários do setor alimentício Giampaolo Cagnin e Francesco Mutti, que a empresa conseguiu no ano passado. Parte do financiamento foi usado para estabelecer uma instalação de produção, enquanto o restante está sendo usado principalmente para expandir os canais de distribuição dentro da Itália e no exterior.
“A resposta aos nossos produtos no mercado italiano tem sido incrivelmente positiva e nos energizou ainda mais para nos tornarmos uma das empresas mais inovadoras neste setor de fronteira”, disse o CEO da Dreamfarm, Giovanni Menozzi. “Dada a dimensão significativa desta oportunidade e a tecnologia patenteada que desenvolvemos, recebemos um investimento de € 5 milhões em um estágio muito inicial. Isso nos permitiu construir nossa própria fábrica e ser muito ambiciosos desde o primeiro dia.”
Leia também:
Negócios com propósito: cofundador da VidaVeg lança livro
Bezos investe US$ 60 milhões em centros de proteína sustentável
OmniFoods lança bife de cogumelo juba de leão