A startup italiana de queijos plant-based, Dreamfarm, anunciou sua expansão para a Bélgica, com lançamento nas lojas Delhaize a partir de 14 de março. A expansão segue o lançamento “incrivelmente bem-sucedido” da empresa no mercado italiano.

A Dreamfarm oferece produtos à base de amêndoas que proporcionam alternativas saudáveis ao queijo. Enquanto muitos queijos plant-based são feitos predominantemente com óleo de coco, que é rico em gordura saturada, os produtos da Dreamfarm têm pouca gordura saturada e um Nutriscore de A.

O produto principal da empresa é uma alternativa líquida à mozzarella, que é feita usando uma técnica de processamento proprietária e é a primeira mozzarella plant-based a obter status líquido certificado pelo governo italiano. A Dreamfarm também desenvolveu um creme de queijo plant-based.

“Após dois anos de testes, estamos muito satisfeitos com os primeiros produtos que estamos levando ao mercado”, disse o co-fundador Mattia Sandei. “Não foi fácil criar alternativas saudáveis plant-based para dois produtos icônicos italianos mantendo uma textura semelhante. Conseguimos graças à fermentação, um processo natural inspirado no queijo lácteo, mas aplicado a ingredientes plant-based.”

“Incrivelmente positivo”

Após o lançamento na Delhaize, a Dreamfarm planeja abordar pizzarias e restaurantes que possam estar interessados em usar o queijo plant-based. Expansões para Alemanha e Holanda também estão planejadas para os próximos meses.

O rápido crescimento da Dreamfarm foi possibilitado por um investimento de € 5 milhões dos empresários do setor alimentício Giampaolo Cagnin e Francesco Mutti, que a empresa conseguiu no ano passado. Parte do financiamento foi usado para estabelecer uma instalação de produção, enquanto o restante está sendo usado principalmente para expandir os canais de distribuição dentro da Itália e no exterior.

“A resposta aos nossos produtos no mercado italiano tem sido incrivelmente positiva e nos energizou ainda mais para nos tornarmos uma das empresas mais inovadoras neste setor de fronteira”, disse o CEO da Dreamfarm, Giovanni Menozzi. “Dada a dimensão significativa desta oportunidade e a tecnologia patenteada que desenvolvemos, recebemos um investimento de € 5 milhões em um estágio muito inicial. Isso nos permitiu construir nossa própria fábrica e ser muito ambiciosos desde o primeiro dia.”

Leia também:

Negócios com propósito: cofundador da VidaVeg lança livro

Bezos investe US$ 60 milhões em centros de proteína sustentável

OmniFoods lança bife de cogumelo juba de leão

Por Vitor Di Renzo em 14 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores