O Banofi é um couro vegano de alta qualidade, desenvolvido pela Atma Leather, empresa de inovação de materiais com sede em Calcutá, na Índia.

O couro é feito a partir do reaproveitando de resíduos de banana e transformado em fibras de tecido.

O fundador da Atma, Jinali Mody, percebeu como poderia ser importante utilizar resíduos da produção de banana, para o desenvolvimento de um tecido vegetal e sem petróleo. Dessa maneira, oferecendo assim uma alternativa ao couro de origem animal.

A Índia é considerada o maior produtor de bananas do mundo. O país gera aproximadamente quatro toneladas de resíduos para cada tonelada de banana.

Couro vegano e sustentabilidade

Jinali Mody decidiu levar a ideia para a Startup Yale em abril de 2022 e, dessa forma, conseguiu ganhar o Prêmio de Empreendimento Sustentável e recebeu $ 25.000 para começar a sua empresa.

A Atma, tem como principal objetivo a sustentabilidade, utilizando resíduos de colheitas e produzindo o couro vegano, ecologicamente sustentável.

A empresa reune uma equipe de especialistas em produção e desenvolvimento nas indústrias de couro, têxteis, design, agricultura e ciência de materiais. Após muitos testes, a Atma desenvolveu o couro de fibra de banana, composto de 60% de fibras de banana, 20% naturais e 20% de aditivos sintéticos necessários para dar suporte ao couro vegano. De acordo com a Atma, o couro vegano desenvolvido pela empresa tem um impacto ambiental muito menor, consumindo 90% menos água e produzindo até 90% menos dióxido de carbono em comparação ao couro tradicional.

Atualmente, a marca busca inovação e a redução da dependência de plástico: “A verdadeira sustentabilidade é extremamente desafiadora e é a missão à qual estamos profundamente dedicados.”

Frutas transformadas em couro vegano

Os resíduos de frutas estão sendo cada vez mais utilizados pela indústria para dar origem ao couro vegano, reduzindo assim o desperdício de alimentos, a poluição e ajudando a desenvolver tecidos livres de crueldade e sustentáveis.

Recentemente, a Persiskin lançou um couro vegano feito com restos de caquis. Além disso, muitas empresas estão reaproveitando os restos de frutas, como vagens e maçãs como base para coleções de sapatos, relógios, bolsas e acessórios.

De acordo com a empresa: “Somos uma das primeiras empresas na Índia a entrar no setor e a primeira a usar resíduos da banana”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Persiskin lança couro vegano feito de caquis

Victoria’s Secret lança sutiã feito à base de plantas

O que é o movimento Vegan Land? Saiba como funciona!

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Banofi

Por Ana Cristina Gomes em 28 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores