Você já imaginou a possibilidade de fazer couro vegano a partir de resíduo de maçã? Essa é uma nova alternativa, apresentada pela empresa Beyond Leather Materials, e batizada de Leap. Essa sigla é derivada da palavra Leftover Apples, que significa “sobras de maçã” em português. É uma alternativa bem sustentável, já que os resíduos das indústrias de suco ou sidra poderão ser reutilizados.  Hannah Michaud, co-founder e diretora de Comunicação (CCO), declara à imprensa: “Acreditamos que os produtos devem ser reutilizados ou voltar para a natureza. Adoramos desafios e tornar possível o impossível nos faz continuar”. 

A empresa recebeu em 2020 um investimento inicial de  €1,1 milhão do Steen Ulf Jensen, via seu fundo de investimentos Jensengroup Investment Fund, acompanhado pela Rockstar, onde concluiu um programa de aceleração de startups, e Vaekstfonden. Outro de seus sucessos é ter ganhado uma premiação no concurso de sustentabilidade Clim@ 2020, que premia startups que trabalham para melhorar o clima. 

A respeito do processo de fabricação do produto, ele acontece em um único dia, usando somente cinco quilos de poupa de maçã para fazer um metro quadrado de couro vegano. Além disso, utiliza 99% menos água e emite 85% menos CO₂ do que a produção do couro tradicional. Também não usa substâncias tóxicas para curtir o couro. Segundo à imprensa: “As reivindicações da marca a tornam, provavelmente, a alternativa de couro mais sustentável disponível hoje”. 

Outras informações relevantes é que o couro vegetal leap é feito com 80% de ingredientes naturais, e a empresa aspira aumentar essa quantidade para 100% no futuro. Além disso, a  estrutura de três camadas do couro também foi feita para se desmontar no final da vida útil, sendo mais reciclável. 

História e futuro do couro vegano da Beyond Leather Materials 

A startup dinamarquesa foi criada em 2017 pelos founders Mikael Eydt (CEO) e Hannah Michaud (CCO), e entrou no mercado fashion em 2021. Seus objetivos e próximos passos são os seguintes:

  • 2022 – estar disponível em todos os setores da indústria com uma grande variedade de cores e texturas; 
  • 2023 – ter um revestimento 99% natural na camada superior do couro (aumentando sua porcentagem); 
  • 2024 – ser totalmente biodegradável, não deixando nenhum tipo de lixo no meio ambiente; 

Aproveite e leia também: 

Couro sustentável e sem crueldade se torna tendência na indústria da moda 

Marcas icônicas de moda se uniram para obter o couro de cogumelo

*Imagem de capa: Divulgação da Beyond Leather Materials

Por Amanda Stucchi em 11 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores