Quatro marcas icônicas da moda se uniram à Bolt Threads – uma empresa de biotecnologia com sede na Califórnia que desenvolve couro de cogumelo, ​​para tornar a moda mais ética e ecológica.

Adidas, Kering – o grupo-mãe de marcas de luxo como Gucci, Saint Laurent, Bottega Veneta e Balenciaga; a marca de atletismo Lululemon e a marca de moda de luxo Stella McCartney estão trabalhando em consórcio com a empresa. Elas terão acesso exclusivo para usar o mais recente material de couro de cogumelo vegan – Mylo.

O Mylo é a mais nova inovação em couro vegano. Feito de micélio infinitamente renovável, é uma alternativa sustentável ao couro – macio, flexível e menos prejudicial ao planeta.

De acordo com dados da empresa o micélio leva menos de duas semanas para crescer; além disso, emite menos gases de efeito estufa e usa menos água e recursos; assim, é uma opção muito mais ecológica quando comparado ao couro animal real.

Mylo também foi projetado para ser usado como couro animal ou sintético e pode assumir qualquer cor, acabamento ou relevo.

Alianças sustentáveis

O consórcio Mylo é a primeira aliança de seu tipo em biomateriais de consumo até hoje formada por marcas conhecidas por sua qualidade excepcional de produto, alcance global impactante e compromissos comprovados com inovação e sustentabilidade.

De acordo com a Bolt Threads, com a consciência do consumidor em relação ao desperdício e a pegada de carbono da moda aumentando. Mais marcas estão buscando soluções inovadoras para seus designs com materiais sustentáveis ​​e livres de animais.

Inovação é a chave

François-Henri Pinault, presidente e CEO da Kering, disse em comunicado à imprensa: “Sempre estive convencido de que a inovação é a chave para enfrentar o desafio de sustentabilidade que o luxo enfrenta. Encontrar materiais e tecidos inovadores e alternativos pode reduzir drasticamente o impacto ambiental de nossa indústria a longo prazo. É por isso que a Kering está procurando ativamente por inovações neste campo e é por isso que nos tornamos um dos primeiros a apoiar os fios de parafuso. Mylo é uma das soluções muito promissoras que identificamos.”

De acordo com a Bolt Threads, os primeiros produtos com o couro de cogumelo estarão disponíveis para compra nas lojas e online a partir de 2021 por meio de seus parceiros de consórcio.

Leia mais sobre o couro vegano e entenda por que é um mercado de US$ 89,6 bilhões.



por Nadia Ferreira Gonçalves em 7 de outubro