Apenas dez dias após o governo dinamarquês ter apresentado seu plano nacional de ação para alimentos à base de plantas, a Coreia do Sul se destaca como o segundo país a se envolver ativamente na transformação do sistema alimentar.
No último dia 23 de outubro, o Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais da Coreia do Sul revelou seu plano nacional para alimentos plant-based, um plano abrangente para impulsionar a indústria de alimentos à base de plantas e incentivar a adoção de alternativas às proteínas de origem animal. Conforme relatado pelo The Korea Bizwire, o plano sul-coreano inclui a criação de um centro de pesquisa para proteínas alternativas, medidas para promover o uso de produtos agrícolas nacionais em alimentos à base de plantas e apoio à exportação de produtos alternativos.
Em outras iniciativas relacionadas à produção de alimentos, o Ministério da Segurança Alimentar e Medicamentos incluiu, pela primeira vez, diretrizes oficiais para proteínas alternativas, incluindo carne cultivada, em seu Plano Nacional de 2022. O plano de alimentos à base de plantas está programado para ser lançado em dezembro.
Plano Nacional para Alimentos Plant-Based: Coreia do Sul está entre os países líderes na revolução
Nos últimos anos, a indústria experimentou um crescimento significativo, impulsionado pela categoria de alimentos à base de plantas.
De acordo com dados do Instituto Coreano de Economia Rural, o mercado de alimentos à base de plantas no país deve atingir 280 trilhões de won até 2026, enquanto o mercado global deve alcançar 17,8 bilhões de dólares até 2025.
À medida que as preocupações com o bem-estar animal e a sustentabilidade ganham destaque entre as gerações mais jovens, a demanda continua a crescer. Segundo a Vegan Society, 250 marcas sul-coreanas já registraram coletivamente quase 3.000 produtos com o selo da Vegan Society. No entanto, o sucesso da indústria pode ser observado em marcas locais, como a imparável UNLIMEAT, a marca de carne vegetal da Nongshim, Veggie Garden, Devotion Foods, Better Meat da Shinsegae Foods e a nova linha de alimentos veganos da Dongwon F&B, chamada My Plant. Como exemplo, a empresa de alimentos CJ Cheiljedang, que oferece bolinhos à base de plantas sob a marca Bibigo, alega ter registrado vendas de 8,2 bilhões de dólares no ano passado.
No setor de alimentos prontos, a maior rede de fast-food da Coreia do Sul, LOTTERIA, lançou uma nova versão de seu hambúrguer vegetal Ria Miracle Burger em suas 1.300 lojas no país este ano. Além disso, a Korean Air introduziu uma nova linha de refeições veganas a bordo em todas as rotas internacionais que partem da Coreia. A Starbucks Coreia também testemunhou um aumento na demanda e vendeu mais de 100.000 pratos à base de plantas recém-introduzidos em apenas duas semanas em julho.
“Os produtos à base de plantas estão se tornando uma megatendência global. Projetamos que o mercado global de alimentos à base de plantas cresça até 35 trilhões de won nos próximos dez anos”, afirmou Jung Hyun-hak, chefe do negócio de alimentos à base de plantas da CJ CheilJedang, em entrevista coletiva.
Imagem de capa: Unsplash
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