A cadeia de supermercados suíça Coop se associou à Kern Tec, da Áustria, e à fabricante de laticínios suíça Emmi Group para desenvolver uma alternativa de leite feita a partir de caroços de damasco.

A Bebida de Damasco Karma Kernel tem um sabor semelhante ao leite de amêndoa, já que damascos e amêndoas são parentes. Ajuda a prevenir o desperdício de alimentos e a reduzir as emissões de carbono, aproveitando os caroços de damasco europeus produzidos como subproduto do processamento de frutas.

A bebida é livre de glúten e lactose, sem adição de açúcar, e enriquecida com cálcio e vitaminas. Está agora disponível nas lojas Coop em toda a Suíça.

A Coop também oferece caroços de damasco inteiros como lanche, juntamente com uma pasta de chocolate feita de caroços de damasco. Ambos os produtos são vendidos sob a marca Karma da cadeia.

Alternativas lácteas sustentáveis

A tecnologia da Kern Tec envolve a separação das sementes de damasco de sua pele e a redução do teor de cianeto de hidrogênio para evitar a toxicidade. As sementes são transformadas em óleos, que podem então ser formados em um composto base para alternativas lácteas plant-based.

A empresa fabrica produtos para outras empresas, bem como sob sua própria marca, Wunderkern. Após o lançamento na loja vegana BILLA em Viena em 2022, a alternativa de leite da Wunderkern tornou-se o produto mais vendido da loja. A marca também desenvolveu recentemente uma alternativa de queijo.

Em setembro do ano passado, a Kern Tec captou € 12 milhões no que foi considerada a maior rodada Série A já realizada por uma empresa de tecnologia alimentar austríaca. Pouco depois, a Kern Tec se associou ao principal produtor de laticínios da Alemanha, Bauer, para desenvolver uma gama de alternativas lácteas feitas de caroços de damasco sob a recém-formada marca ZUM GLÜCK!.

“Este investimento acelerará nossas capacidades de escalonamento global e possibilitará mais produtos no mercado derivados de sementes valiosas de frutas de caroço”, disse Luca Fichtinger, co-fundador e diretor administrativo da Kern Tec, após a rodada de investimento. “Isso ampliará nosso impacto na redução de resíduos, ao mesmo tempo em que desbloqueia um crescimento adicional na indústria de laticínios plant-based.”

Leia também:

Aprovada aquisição da Rügenwalder Mühle pela Pfeifer & Langen

CRAVE lança alternativa livre de nozes à manteiga de amendoim

Sodexo institui refeições plant-based para universitários dos EUA

Por Vitor Di Renzo em 27 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores