O mercado global de sorvetes veganos tem demonstrado um crescimento significativo, refletindo mudanças nos hábitos alimentares que priorizam saúde e preocupações éticas, como sustentabilidade e bem-estar animal, impulsionadas pela pandemia da COVID-19.

De acordo com dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), o número de veganos e vegetarianos no Brasil está em ascensão. Atualmente, 46% dos brasileiros optam por não consumir carne pelo menos uma vez por semana, e 14% se declaram vegetarianos. Essa mudança tem aumentado a demanda por produtos veganos, incluindo sorvetes, em todo o mundo.

Segundo o mais recente relatório da USD Analytics, o setor de sorvetes veganos deve crescer a uma taxa anual de 12,8% até 2032. Esse crescimento é impulsionado pela crescente demanda por produtos plant-based, especialmente nas Américas, Europa e Ásia, onde o consumo desses produtos já é significativo.

Para Giselle Sell, farmacêutica e consultora no setor de sorvetes saudáveis no Brasil, o mercado de sorvetes veganos oferece uma oportunidade estratégica para empreendedores. Esses produtos não atendem apenas ao público vegano, mas também aos intolerantes à lactose e às pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

Sell destaca que “a oferta de diferentes opções de alimentos veganos, incluindo o sorvete saudável, atrai também os não-veganos, ampliando ainda mais o alcance no segmento”. Ela enfatiza a necessidade de que os fabricantes diversifiquem seus produtos, com uma variedade de sabores e texturas inovadoras, utilizando ingredientes como óleos funcionais de abacate e amêndoas, leites vegetais e purês de frutas.

Influência das celebridades

A adoção do veganismo por figuras públicas também tem impulsionado o crescimento desse mercado. Celebridades como Rodrigo Santoro, Tatá Werneck, Wanessa Camargo e Yasmin Brunet, além de estrelas internacionais como Beyoncé, Paul McCartney, Lewis Hamilton, Kate Winslet e Ariana Grande, promovem os benefícios do veganismo, incentivando seus fãs a consumir produtos veganos.

Giselle Sell observa que o estilo de vida das celebridades influencia muitos consumidores, impactando significativamente as tendências de consumo, incluindo a preferência por sorvetes veganos.

Para atender à crescente demanda e auxiliar empreendedores interessados nesse setor, Sell desenvolveu uma metodologia exclusiva e receitas próprias para a fabricação de sorvetes saudáveis. Através de consultorias e do curso “Terapia&Sabor”, ela compartilha todos os passos da produção e comercialização dessas sobremesas, oferecendo ferramentas essenciais para se destacar no mercado alimentício.

Confira a matéria publicada no Mundo do Marketing.

Leia também:

Meatly lança carne de frango cultivada para pets no Reino Unido

Voyage Foods lança café sem grãos mais barato e sustentável

VFC condena hipocrisia e crueldade da campanha da KFC

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores