Voyage Foods, uma empresa dos EUA que desenvolve alternativas inovadoras para os alimentos mais amados do mundo, lançou um café sem grãos destinado a serviços de alimentação e à indústria de fabricação de alimentos.

Essa alternativa ao café é feita a partir de grão-de-bico torrado e cascas de arroz, contendo níveis de cafeína semelhantes aos do café tradicional (obtidos com cafeína derivada do chá verde). Além disso, é mais de 40% mais barata que o café convencional, oferecendo aos fabricantes estabilidade de preços e melhores margens.

O café sem grãos está disponível em várias versões, incluindo torrado e moído, líquido, concentrado líquido e instantâneo. Existem diferentes perfis de sabor disponíveis, além de variedades descafeinadas.

O lançamento ocorre após o preço dos grãos de café robusta atingir um recorde histórico, com um aumento de 63% neste ano. Essa alta nos preços foi parcialmente impulsionada pelas mudanças climáticas, que estão reduzindo a quantidade de terras adequadas para o cultivo de café; tentativas de expandir a produção têm contribuído para problemas ambientais adicionais, como o desmatamento tropical. Com o novo produto sem grãos, a Voyage Foods busca fornecer uma alternativa ética, sustentável e acessível ao café de mercado de massa, que representa a maior parte do consumo global de café.

“Maior impacto possível”

Fundada em 2021, a Voyage Foods utiliza tecnologia de ponta e ingredientes naturais para recriar alimentos clássicos. A empresa começou desenvolvendo pastas sem amendoim e sem avelã, ambas agora disponíveis nas lojas Walmart dos EUA e via Amazon. A Voyage também oferece chocolate sem cacau e anunciou uma parceria com a Cargill em abril para distribuir alternativas de chocolate e pastas sem nozes para empresas em todo o mundo.

Em maio, a Voyage Foods anunciou que havia captado US$ 52 milhões em uma rodada de investimento co-liderada pelo Level One Fund e Horizons Ventures. Com essa rodada, o total captado pela empresa chegou a US$ 94 milhões.

“Dadas as dinâmicas atuais do mercado de café, fornecedores de alimentos e bebidas estão apreensivos com a volatilidade da cadeia de suprimentos, além de cumprir seu triplo resultado de pessoas, planeta e lucro”, disse Adam Maxwell, CEO e fundador da Voyage Foods. “Sempre haverá espaço para café premium, fair trade e de origem única, mas esse não é nosso alvo — pretendemos causar o maior impacto possível, e faremos isso fornecendo uma alternativa ecologicamente correta e eticamente produzida ao café de commodities.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

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