O Carrefour anunciou os finalistas do concurso para startups plant-based! Nomeado Plant-Based Contest, podiam se inscrever na competição qualquer tipo de startup em todo o mundo com MVP (produto mínimo viável) e que se enquadrasse em alguma das três categorias previstas: oferta inovadora e acessível; conceitos fortes em lojas ou on-line e soluções inovadoras

O evento final para selecionar os vencedores ocorrerá amanhã, onde os finalistas poderão apresentar seu pitch na frente do juri em Paris. 

O Vegconomist informou que mais de 250 startups de diversas localidades participaram! 

Os finalistas do concurso do Carrefour para startups plant-based 

Vamos falar aqui sobre os finalistas! 

Willicroft

A Willicroft é uma startup de queijos à base de plantas, sediada na Holanda, seus produtos são produzidos com grãos de feijão. Em maio, a empresa conquistou €2 milhões para apoiar sua expansão para novos mercados, como Reino Unido, Alemanha e os países nórdicos. 

La Vie 

A startup francesa é responsável por produzir carne de porco à base de plantas, já tendo recebido um investimento liderado por Seventure Partners, com a presença de Natalie Portman e outros investidores ilustres. 

Com relação ao bacon de origem animal, o produto da empresa possui 33% menos de calorias, 60% menos gordura e 15% mais fibras. Com relação à sustentabilidade, o alimento da marca emite 88% menos de CO2, economiza 82% de água, e utiliza 74% menos terra.

Cocoriton 

A Cocoriton é uma empresa francesa com hambúrgueres vegetais. Foi criada por agricultores: “Instalados há 4 gerações nas terras da Picardia, semeamos nossos campos de várias culturas: trigo, cevada, colza, beterraba, linho, cebola, legumes, batata”, contou a empresa em sua página

Libre Foods 

A Libre Foods, startup espanhola, faz alternativas de carne feitas de micélio (parte vegetativa do fungo). 

“Nosso objetivo é aproveitar o brilho da fermentação e colocar os fungos na vanguarda da inovação alimentar”, apontou a empresa. 

Em março, conquistaram um investimento de € 2,2 milhões para trazer o bacon à base de plantas para o mercado. 

EATIC

A empresa francesa é um serviço de delivery para refeições vegetarianas e veganas. A iniciativa doa 10% de seus lucros para associações de proteção ao meio ambiente, trabalhando principalmente com entregadores que circulam com bicicletas. Interessante, não é? 

Happyvore

A empresa francesa oferece alternativas vegetais como: nuggets, tiras de frango, chipolatas (tipo de salsicha fresca), hambúrgueres, entre outros.  

Lapp

A Lapp, sediada na França, oferece sorvetes veganos, orgânicos e naturais. Produz sorvetes com álcool e frutas como: mojito de morango, tropical, colada de limão, entre outros. 

Nextera

A Nextera é uma empresa francesa que desenvolve soluções de ingredientes e busca criar as novas proteínas do futuro. 

Novish

A empresa holandesa criou vários tipos de peixes veganos: sticks, hambúrgueres, filés, atum, entre outros. 

“Novish oferece substitutos de peixe à base de plantas que são 100% livres de soja e têm sabor e textura semelhantes aos peixes”, escreveu a marca. 

Pink Albatross

A startup espanhola faz sorvetes veganos, alguns de seus sabores são: avelã torrada, duplo de chocolate, hortelã branca e chocolate, tropical manga, maracujá exótico e muito mais! 

Rebl Eats

Diretamente da Finlândia, a startup disponibiliza uma diversidade de alimentos vegetais com refeições prontas e uma seleção de cafés. Aqui tem: caril com arroz de coco, linguine limonello, sanduíche de Nova York, entre outros. 

Unlimeat

A Unlimeat é uma marca coreana de propriedade da Zikooin, disponibiliza carnes veganas feitas com extrusão. Em janeiro desse ano, chegaram nos Estados Unidos e adicionaram um outdoor na Times Squares em Nova York. 

Väcka

A empresa espanhola tem em seu portfólio queijos veganos feitos com processo de fermentação. Foi criada por um casal que morava em Buenos Aires e se mudou para Barcelona: Ana Luz (nascida na Argentina) e Maxime Bonifácio (nascido na França). 

Verdify

O objetivo da empresa holandesa é tornar a alimentação saudável e sustentável mais fácil, pensando nisso, desenvolveram uma tecnologia digital que auxilia o usuário a personalizar suas receitas para combinar com seu estilo de vida. 

VLY Food

A VLY Food, marca alemã, desenvolve leites vegetais sem açúcar e sem alérgenos. 

“Acreditamos firmemente que em nosso mundo inovador, nossa comida que é cheia de energia, valores nutricionais saudáveis ​​e sabor, também deve evoluir. Nutrientes como proteínas, fibras e vitaminas são o material de que somos feitos”, destacou a empresa em um comunicado

Gostou de conhecer as startups plant-based do concurso do Carrefour? Aproveite e leia também: 

Como obter lucro investindo em startups?

4 Vantagens de investir em startups via Vegan Business

Glossário de investimentos: o que significa cada tipo de rodada?

*Imagem de capa: Divulgação Willicroft

Por Amanda Stucchi em 8 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores